METODOLOGIAS ATIVAS – SALA DE AULA INVERTIDA: COMO PROJETAR O ALUNO A APRENDER DA FORMA NÃO USUAL?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99442 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6305 "inscrito_id" => 21215 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS – SALA DE AULA INVERTIDA: COMO PROJETAR O ALUNO A APRENDER DA FORMA NÃO USUAL?" "resumo" => "O artigo em tela objetiva apresentar uma experiência de aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida. A pesquisa teve como lócus a E.E.M. José Bezerra de Menezes, contando com a participação de 45 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Buscar tornar os estudantes mais ativos, participativos e atentos ao processo da construção do seu conhecimento se enquadra como uma das propostas da pesquisa. Para a idealização da pesquisa, os estudantes participaram de um grupo de WhatsApp juntamente com os professores, onde recebiam resumos e slides com os conteúdos de Matemática. Percebendo o rendimento insatisfatório na aprendizagem, propomos aos estudantes que construíssem grupos de 4 ou 5 integrantes para que, juntos, pudessem resolver as atividades propostas. Após cumprida a tarefa, um integrante de cada equipe se dirigiu ao quadro e resolveu a questão trabalhada explicando o raciocínio usado. Ao encorajar e motivar os estudantes, fazendo uso da metodologia da Sala de Aula Invertida, pudemos perceber maior interação entre os pares e dedicação ao responder as questões no quadro, bem como durante a explicação das mesmas. A aplicabilidade da Sala de Aula Invertida permite que os estudantes se tornem protagonistas da construção do seu conhecimento, bem como podem contribuir para a aprendizagem de seus pares. Nesse sentido, ao final da realização das atividades, realizamos algumas discussões acerca da proposta utilizada e a contribuição para o aprendizado dos estudantes. Ressaltamos que a metodologia utilizada na pesquisa vem despertar o desejo por descobertas de novos conhecimentos, promovendo a participação ativa em sala de aula, possibilitando estimular as habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes envolvidos no processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21215_TB6305_16112023212650.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICENTE FÉLIX DE MOURA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "VICENTE" "autor_email" => "juniorfelix0098@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99442 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6305 "inscrito_id" => 21215 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS – SALA DE AULA INVERTIDA: COMO PROJETAR O ALUNO A APRENDER DA FORMA NÃO USUAL?" "resumo" => "O artigo em tela objetiva apresentar uma experiência de aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida. A pesquisa teve como lócus a E.E.M. José Bezerra de Menezes, contando com a participação de 45 estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Buscar tornar os estudantes mais ativos, participativos e atentos ao processo da construção do seu conhecimento se enquadra como uma das propostas da pesquisa. Para a idealização da pesquisa, os estudantes participaram de um grupo de WhatsApp juntamente com os professores, onde recebiam resumos e slides com os conteúdos de Matemática. Percebendo o rendimento insatisfatório na aprendizagem, propomos aos estudantes que construíssem grupos de 4 ou 5 integrantes para que, juntos, pudessem resolver as atividades propostas. Após cumprida a tarefa, um integrante de cada equipe se dirigiu ao quadro e resolveu a questão trabalhada explicando o raciocínio usado. Ao encorajar e motivar os estudantes, fazendo uso da metodologia da Sala de Aula Invertida, pudemos perceber maior interação entre os pares e dedicação ao responder as questões no quadro, bem como durante a explicação das mesmas. A aplicabilidade da Sala de Aula Invertida permite que os estudantes se tornem protagonistas da construção do seu conhecimento, bem como podem contribuir para a aprendizagem de seus pares. Nesse sentido, ao final da realização das atividades, realizamos algumas discussões acerca da proposta utilizada e a contribuição para o aprendizado dos estudantes. Ressaltamos que a metodologia utilizada na pesquisa vem despertar o desejo por descobertas de novos conhecimentos, promovendo a participação ativa em sala de aula, possibilitando estimular as habilidades cognitivas e socioemocionais dos estudantes envolvidos no processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21215_TB6305_16112023212650.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICENTE FÉLIX DE MOURA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "VICENTE" "autor_email" => "juniorfelix0098@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }