GÊNERO TEXTUAL COMENTÁRIO ON-LINE: DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NA ESCOLA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95281 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 839 "inscrito_id" => 11144 "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL COMENTÁRIO ON-LINE: DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NA ESCOLA" "resumo" => "RESUMO Este trabalho é fruto de uma pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, na UEPB, Campus III. Tem como objeto de estudo o ensino da argumentação escrita através do gênero digital comentário on-line com foco na argumentação desenvolvida nas redes sociais. O objetivo é desenvolver a capacidade argumentativa de alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Alagoa Grande-PB, para a formação de um leitor crítico capaz de argumentar em ambientes virtuais com coerência e responsabilidade. Situamos o estudo em uma perspectiva sociointeracional, com foco na linguagem como ação social cultural e histórica e no ensino escolar de leitura e escrita sob a via dos gêneros textuais que circulam na sociedade. São utilizados como aporte teórico, os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros do discurso e a relação entre linguagem e sociedade; os apontamentos de Marcuschi (2008, 2010) sobre leitura, escrita e hipertexto; as pesquisas de Fiorin (2015) sobre argumentação; Coscarelli (2016) sobre letramento digital; Lévy (2010) sobre Cibercultura, dentre outros. A estratégia metodológica é baseada na sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004), a partir da qual será desenvolvida incialmente uma oficina de leitura, três módulos de estudo e produção final. Acreditamos que esse estudo traz contribuições para a formação de leitores críticos e reflexivos capazes de atuarem com competência argumentativa em ambiente virtual ou fora dele." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11144_TB839_06112023200047.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE MARIA MACENA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rejane Macena" "autor_email" => "rjmacena@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95281 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 839 "inscrito_id" => 11144 "titulo" => "GÊNERO TEXTUAL COMENTÁRIO ON-LINE: DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NA ESCOLA" "resumo" => "RESUMO Este trabalho é fruto de uma pesquisa em desenvolvimento no Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, na UEPB, Campus III. Tem como objeto de estudo o ensino da argumentação escrita através do gênero digital comentário on-line com foco na argumentação desenvolvida nas redes sociais. O objetivo é desenvolver a capacidade argumentativa de alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Alagoa Grande-PB, para a formação de um leitor crítico capaz de argumentar em ambientes virtuais com coerência e responsabilidade. Situamos o estudo em uma perspectiva sociointeracional, com foco na linguagem como ação social cultural e histórica e no ensino escolar de leitura e escrita sob a via dos gêneros textuais que circulam na sociedade. São utilizados como aporte teórico, os estudos de Bakhtin (2016) sobre os gêneros do discurso e a relação entre linguagem e sociedade; os apontamentos de Marcuschi (2008, 2010) sobre leitura, escrita e hipertexto; as pesquisas de Fiorin (2015) sobre argumentação; Coscarelli (2016) sobre letramento digital; Lévy (2010) sobre Cibercultura, dentre outros. A estratégia metodológica é baseada na sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004), a partir da qual será desenvolvida incialmente uma oficina de leitura, três módulos de estudo e produção final. Acreditamos que esse estudo traz contribuições para a formação de leitores críticos e reflexivos capazes de atuarem com competência argumentativa em ambiente virtual ou fora dele." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11144_TB839_06112023200047.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REJANE MARIA MACENA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rejane Macena" "autor_email" => "rjmacena@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }