O presente estudo apresenta reflexões teóricas acerca das dificuldades inerentes à educação pública na zona rural, tendo como objetivo geral discutir os desafios existentes no processo de escolarização dos alunos que fazem parte da educação do campo. O percurso metodológico utilizado se trata de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e abordagem qualitativa. Nesta pesquisa, a análise de revisão integrativa da literatura foi o método utilizado para a análise dos dados, tendo em vista que o artigo tem como finalidade sintetizar os resultados da pesquisa, de forma ordenada e abrangente. Uma das principais questões a serem abordadas e analisadas acerca dessa temática, é a historicidade da exclusão social dessa população, visando revelar como a desigualdade e exclusão tem sido uma realidade interligada que impactam diariamente a vida desses sujeitos. Portanto, é interessante ressaltar que a maioria desses indivíduos são provenientes de famílias que dependem da agricultura para sua subsistência, tornando-se em um dilema difícil de conciliar, justamente por haver a necessidade de trabalhar para ajudar no sustento, e a busca por uma educação superior que possibilite melhores oportunidades. Além disso, das dificuldades relacionadas ao acesso, também é importante ressaltar as questões de permanência desses sujeitos, considerando a localização, acessibilidade, instabilidades financeiras, pouco ou nenhum acesso aos recursos tecnológicos, resultando em uma falta de perspectivas e oportunidades em suas vidas. Mediante a isso, essa sobrecarga de responsabilidades externas pode resultar em evasão escolar, considerando que se veem diante de uma escolha difícil entre suas obrigações familiares e a busca por uma educação de qualidade. Por fim, o estudo proposto buscou aprofundar a compreensão desses desafios enfrentados por estudantes da zona rural, evidenciando as barreiras estruturais e socioeconômicas que impactam de forma significativa a realidade desses sujeitos.