A presente pesquisa buscou apontar aspectos que destacam a importância da literatura infantil para o desenvolvimento das crianças em sociedade, considerando-as como um ser participativo e envolvido nas mudanças que ocorrem no planeta, e de que forma pode-se abordar a educação ambiental de maneira sustentável e apropriada à faixa etária de crianças até a primeira etapa do ensino fundamental, apontando aspectos reais da situação climática no planeta terra através da fantasia da literatura infantil. Entre os objetivos da pesquisa, destaca-se o apontamento do livro infantil e sua importância no desenvolvimento social das crianças e as abordagens voltadas à educação sustentável e ambiental nas escolas, sendo esses problemas a serem discutidos. Além disso, as autoras destacam o que os documentos norteadores da educação brasileira propõem sobre a educação ambiental na etapa de ensino fundamental. Para tal, utilizou-se como metodologia, a análise de conteúdo e o livro “Greta e Os Gigantes: inspirado na luta de Greta Thunberg para salvar o planeta” da autora Zoë Tucker, apontando aspectos da literatura que podem vir a ser úteis pedagogicamente e necessários à temática ambiental com crianças. Por fim, as autoras apontam as considerações a respeito da temática e enfatizam a importância de sua discussão na contemporaneidade.