MULHERES E EDUCAÇÃO: A AUSÊNCIA/PRESENÇA FEMININA NOS ESTUDOS FORMAIS CÍCLICOS (EGKÝKLIA) DURANTE O PERÍODO CLÁSSICO E HELENÍSTICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95179 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 709 "inscrito_id" => 10452 "titulo" => "MULHERES E EDUCAÇÃO: A AUSÊNCIA/PRESENÇA FEMININA NOS ESTUDOS FORMAIS CÍCLICOS (EGKÝKLIA) DURANTE O PERÍODO CLÁSSICO E HELENÍSTICO" "resumo" => "A Areté, o ideal grego de formação social, que lançou as “bases” da democracia ateniense e consequentemente influenciou diversas sociedades ao longo do período helenístico e até mesmo do período romano, fora construído sob um modelo educacional conhecido como Egkýklia; que consistia em um estudo com disciplinas bem definidas e uma sequência cíclica, que o educando só faria parte do próximo período depois de completar o anterior. Destarte, o individuo só seria considerado um cidadão preparado para a vida social quando finalizasse todo o estudo da Egkýklia. Ora, muito mais além do que a inserção na democracia, o conhecimento que era produzido e ensinado, era importante para a própria acumulação de conhecimentos da própria humanidade. Nesse ínterim, podemos notar que antes mesmo das mulheres serem excluídas da cidadania grega, lhes era negada a instrução e quando ousavam superar esse obstáculo, eram desconsideradas ou seus estudos eram atribuídos aos homens. Além disso, muitas mulheres foram registradas como homens ou eram ensinadas apenas a como cuidar do lar e educar os seus filhos. A proposta deste artigo é apresentar parte do resultado de cinco anos de pesquisa a respeito da ausência feminina nos estudos cíclicos e a presença de muitas delas que romperam as barreiras sociais que lhes eram impostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10452_TB709_11052023114321.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIELSON SANTOS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "DIELSON COSTA" "autor_email" => "dielson.costa05@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95179 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 709 "inscrito_id" => 10452 "titulo" => "MULHERES E EDUCAÇÃO: A AUSÊNCIA/PRESENÇA FEMININA NOS ESTUDOS FORMAIS CÍCLICOS (EGKÝKLIA) DURANTE O PERÍODO CLÁSSICO E HELENÍSTICO" "resumo" => "A Areté, o ideal grego de formação social, que lançou as “bases” da democracia ateniense e consequentemente influenciou diversas sociedades ao longo do período helenístico e até mesmo do período romano, fora construído sob um modelo educacional conhecido como Egkýklia; que consistia em um estudo com disciplinas bem definidas e uma sequência cíclica, que o educando só faria parte do próximo período depois de completar o anterior. Destarte, o individuo só seria considerado um cidadão preparado para a vida social quando finalizasse todo o estudo da Egkýklia. Ora, muito mais além do que a inserção na democracia, o conhecimento que era produzido e ensinado, era importante para a própria acumulação de conhecimentos da própria humanidade. Nesse ínterim, podemos notar que antes mesmo das mulheres serem excluídas da cidadania grega, lhes era negada a instrução e quando ousavam superar esse obstáculo, eram desconsideradas ou seus estudos eram atribuídos aos homens. Além disso, muitas mulheres foram registradas como homens ou eram ensinadas apenas a como cuidar do lar e educar os seus filhos. A proposta deste artigo é apresentar parte do resultado de cinco anos de pesquisa a respeito da ausência feminina nos estudos cíclicos e a presença de muitas delas que romperam as barreiras sociais que lhes eram impostas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10452_TB709_11052023114321.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIELSON SANTOS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "DIELSON COSTA" "autor_email" => "dielson.costa05@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }