Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO: POSSIBILIDADES QUE SE ABREM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95715
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1405
    "inscrito_id" => 12672
    "titulo" => "O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO: POSSIBILIDADES QUE SE ABREM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de compreender como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) constitui-se como um espaço importante na prática docente – e que deve estar presente na formação de professores de matemática –, possibilitando uma aproximação entre teoria e prática matemática, fundamentada por meio de exercícios realizados no Laboratório. São propostos os seguintes questionamentos: como a prática docente de futuros professores de matemática pode se beneficiar do Laboratório de Ensino de Matemática aliado ao processo de ensino? Quais as consequências da presença do Laboratório no processo de aprendizagem e na construção de conhecimento matemático dos alunos? Com o intuito de responder esses questionamentos, e abranger percepções sobre o tema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, levando em consideração pesquisas que foram realizadas em universidades que possuem o LEM disponível para os alunos de Licenciatura em Matemática. Destacam-se as práticas educativas que surgem da presença do LEM nas escolas, que auxiliam a prática docente, como aquelas que valem-se de materiais concretos na sua execução, e a possibilidade de construção do LEM como um espaço democrático de aprendizagem. A pesquisa sobre o Laboratório de Ensino de Matemática deve ser fomentada, uma vez que pode dar luz à outras práticas educativas e novos métodos de ensino. O professor de matemática deve ser capaz de utilizar esse espaço da maneira adequada e explorar os limites de sua utilização, aproveitando-se de todas as vantagens que esse espaço pode oferecer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12672_TB1405_03052023150424.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÁS DO NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOÁS"
    "autor_email" => "joasnl34@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95715
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1405
    "inscrito_id" => 12672
    "titulo" => "O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA GRADUAÇÃO: POSSIBILIDADES QUE SE ABREM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de compreender como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) constitui-se como um espaço importante na prática docente – e que deve estar presente na formação de professores de matemática –, possibilitando uma aproximação entre teoria e prática matemática, fundamentada por meio de exercícios realizados no Laboratório. São propostos os seguintes questionamentos: como a prática docente de futuros professores de matemática pode se beneficiar do Laboratório de Ensino de Matemática aliado ao processo de ensino? Quais as consequências da presença do Laboratório no processo de aprendizagem e na construção de conhecimento matemático dos alunos? Com o intuito de responder esses questionamentos, e abranger percepções sobre o tema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, levando em consideração pesquisas que foram realizadas em universidades que possuem o LEM disponível para os alunos de Licenciatura em Matemática. Destacam-se as práticas educativas que surgem da presença do LEM nas escolas, que auxiliam a prática docente, como aquelas que valem-se de materiais concretos na sua execução, e a possibilidade de construção do LEM como um espaço democrático de aprendizagem. A pesquisa sobre o Laboratório de Ensino de Matemática deve ser fomentada, uma vez que pode dar luz à outras práticas educativas e novos métodos de ensino. O professor de matemática deve ser capaz de utilizar esse espaço da maneira adequada e explorar os limites de sua utilização, aproveitando-se de todas as vantagens que esse espaço pode oferecer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12672_TB1405_03052023150424.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÁS DO NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOÁS"
    "autor_email" => "joasnl34@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender como o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) constitui-se como um espaço importante na prática docente – e que deve estar presente na formação de professores de matemática –, possibilitando uma aproximação entre teoria e prática matemática, fundamentada por meio de exercícios realizados no Laboratório. São propostos os seguintes questionamentos: como a prática docente de futuros professores de matemática pode se beneficiar do Laboratório de Ensino de Matemática aliado ao processo de ensino? Quais as consequências da presença do Laboratório no processo de aprendizagem e na construção de conhecimento matemático dos alunos? Com o intuito de responder esses questionamentos, e abranger percepções sobre o tema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, levando em consideração pesquisas que foram realizadas em universidades que possuem o LEM disponível para os alunos de Licenciatura em Matemática. Destacam-se as práticas educativas que surgem da presença do LEM nas escolas, que auxiliam a prática docente, como aquelas que valem-se de materiais concretos na sua execução, e a possibilidade de construção do LEM como um espaço democrático de aprendizagem. A pesquisa sobre o Laboratório de Ensino de Matemática deve ser fomentada, uma vez que pode dar luz à outras práticas educativas e novos métodos de ensino. O professor de matemática deve ser capaz de utilizar esse espaço da maneira adequada e explorar os limites de sua utilização, aproveitando-se de todas as vantagens que esse espaço pode oferecer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.