O LUTO COMO DEMANDA DE ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96869 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2938 "inscrito_id" => 11228 "titulo" => "O LUTO COMO DEMANDA DE ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR" "resumo" => "O luto é um processo natural de sofrimento do ser humano, que acontece diante da vivência ou mesmo da possibilidade de vivenciar uma perda. Estes acontecimentos podem despertar emoções e reações como tristeza, aperto no peito e sensação de vazio. Somadas às demais angústias e desafios experimentados no período da adolescência, além da vulnerabilidade emocional em que muitos se encontram, este é um tema relevante para falar na escola. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de promoção de rodas de conversa sobre luto em uma escola municipal do Agreste Pernambucano. Através de escutas individuais e outras expressões de sofrimento relatadas por alunos durante projetos desenvolvidos na escola, foi possível identificar que o luto era um sofrimento recorrente, porém não expressado pelos alunos. Após identificar essa demanda, a psicóloga da escola propôs a realização de grupos sobre a temática, que tiveram mais de 60 interessados em participar. Devido à quantidade de interessados, foram realizados três grupos com média de 20 alunos de anos finais, turmas que receberam a divulgação para o momento. Cada grupo contou com quatro momentos: contrato inicial; psicoeducação sobre luto; compartilhamento de experiências ou outros conhecimentos sobre luto; produção artística sobre o que aprendeu no grupo. Como resultado, foi percebida a adesão dos participantes, tanto durante os momentos de interação do grupo, quanto durante a socialização, nos quais os participantes relataram que o momento foi de grande aprendizado, se sentiram aliviados(as), afirmando que não tinham espaço de fala fora do grupo, e gostariam de novos encontros. Há estudos publicados que indicam demanda e resultados parecidos durante intervenções escolares. Este tipo de experiência enfatiza a importância de inserir psicólogos(as) nas escolas e promover espaços de saúde mental para que a comunidade escolar possa aprender sobre e expressar seu sofrimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11228_TB2938_12052023132418.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA SIQUEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "barbarasiqueira.psi@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96869 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2938 "inscrito_id" => 11228 "titulo" => "O LUTO COMO DEMANDA DE ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR" "resumo" => "O luto é um processo natural de sofrimento do ser humano, que acontece diante da vivência ou mesmo da possibilidade de vivenciar uma perda. Estes acontecimentos podem despertar emoções e reações como tristeza, aperto no peito e sensação de vazio. Somadas às demais angústias e desafios experimentados no período da adolescência, além da vulnerabilidade emocional em que muitos se encontram, este é um tema relevante para falar na escola. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de promoção de rodas de conversa sobre luto em uma escola municipal do Agreste Pernambucano. Através de escutas individuais e outras expressões de sofrimento relatadas por alunos durante projetos desenvolvidos na escola, foi possível identificar que o luto era um sofrimento recorrente, porém não expressado pelos alunos. Após identificar essa demanda, a psicóloga da escola propôs a realização de grupos sobre a temática, que tiveram mais de 60 interessados em participar. Devido à quantidade de interessados, foram realizados três grupos com média de 20 alunos de anos finais, turmas que receberam a divulgação para o momento. Cada grupo contou com quatro momentos: contrato inicial; psicoeducação sobre luto; compartilhamento de experiências ou outros conhecimentos sobre luto; produção artística sobre o que aprendeu no grupo. Como resultado, foi percebida a adesão dos participantes, tanto durante os momentos de interação do grupo, quanto durante a socialização, nos quais os participantes relataram que o momento foi de grande aprendizado, se sentiram aliviados(as), afirmando que não tinham espaço de fala fora do grupo, e gostariam de novos encontros. Há estudos publicados que indicam demanda e resultados parecidos durante intervenções escolares. Este tipo de experiência enfatiza a importância de inserir psicólogos(as) nas escolas e promover espaços de saúde mental para que a comunidade escolar possa aprender sobre e expressar seu sofrimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11228_TB2938_12052023132418.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA SIQUEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA" "autor_email" => "barbarasiqueira.psi@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }