NORMATIZAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TDAH NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE INVESTIGATÓRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99463 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6328 "inscrito_id" => 2955 "titulo" => "NORMATIZAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TDAH NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE INVESTIGATÓRIA" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que normalmente é diagnosticada durante a infância. Este transtorno é caracterizado por desatenção, impulsividade e agitação, isso dificulta o aprendizado, a adaptação social, o desenvolvimento entre outros. Partindo das análises dentro de sala de aula e a falta de suportes, o presente artigo tem por objetivo alinhar esse cenário com as presentes legislações educacionais no que tange às crianças com TDAH. Inicialmente buscou-se por meio de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, compreender a importância da evolução do contexto histórico das leis que asseguram os direitos para alunos com TDAH dentro das escolas. O recorte se deu partindo da Constituição Federal de 1988 até a atual Lei Nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, buscando compreender como a escola, família e a Leis se relacionam nessa situação que ocorre cada vez mais dentro das escolas. Como referencial teórico, foram abordados estudos realizados por Barkley (2008), Araújo (2002), Castro & Nascimento (2009). Compreendemos que o principal problema ainda é a aplicação da lei e as fiscalizações do seu cumprimento dentro das escolas, concluindo assim que jurisprudência torna obrigatório que escolas ofereçam um âmbito seguro e inclusivo para esses estudantes, possibilitando que pais e professores combinem forças para fornecer o apoio que melhor atenda às necessidades dos jovens ainda é precário. Os resultados evidenciam a relevância de se pensar na importância sobre a temática onde temos uma evolução de caráter legislativo, mas ainda deficiente na aplicação desta legislação e declaramos algumas impressões originais de situações vivenciadas, revelando o caminho longo que precisa ser percorrido para que se garanta a realização dos direitos das crianças com TDAH. Há uma legislação coerente e atualizada, porém há pouca difusão da informação e cumprimento desta legislação no dia-a-dia das salas de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2955_TB6328_08112023114922.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA MARIA DOS SANTOS REIS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA REIS" "autor_email" => "leticiamariareis.02.14@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99463 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6328 "inscrito_id" => 2955 "titulo" => "NORMATIZAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DAS CRIANÇAS COM TDAH NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE INVESTIGATÓRIA" "resumo" => "O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que normalmente é diagnosticada durante a infância. Este transtorno é caracterizado por desatenção, impulsividade e agitação, isso dificulta o aprendizado, a adaptação social, o desenvolvimento entre outros. Partindo das análises dentro de sala de aula e a falta de suportes, o presente artigo tem por objetivo alinhar esse cenário com as presentes legislações educacionais no que tange às crianças com TDAH. Inicialmente buscou-se por meio de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, compreender a importância da evolução do contexto histórico das leis que asseguram os direitos para alunos com TDAH dentro das escolas. O recorte se deu partindo da Constituição Federal de 1988 até a atual Lei Nº 14.254, de 30 de novembro de 2021, buscando compreender como a escola, família e a Leis se relacionam nessa situação que ocorre cada vez mais dentro das escolas. Como referencial teórico, foram abordados estudos realizados por Barkley (2008), Araújo (2002), Castro & Nascimento (2009). Compreendemos que o principal problema ainda é a aplicação da lei e as fiscalizações do seu cumprimento dentro das escolas, concluindo assim que jurisprudência torna obrigatório que escolas ofereçam um âmbito seguro e inclusivo para esses estudantes, possibilitando que pais e professores combinem forças para fornecer o apoio que melhor atenda às necessidades dos jovens ainda é precário. Os resultados evidenciam a relevância de se pensar na importância sobre a temática onde temos uma evolução de caráter legislativo, mas ainda deficiente na aplicação desta legislação e declaramos algumas impressões originais de situações vivenciadas, revelando o caminho longo que precisa ser percorrido para que se garanta a realização dos direitos das crianças com TDAH. Há uma legislação coerente e atualizada, porém há pouca difusão da informação e cumprimento desta legislação no dia-a-dia das salas de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2955_TB6328_08112023114922.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA MARIA DOS SANTOS REIS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA REIS" "autor_email" => "leticiamariareis.02.14@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }