SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100923 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8533 "inscrito_id" => 25380 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO" "resumo" => "No decorrer dos anos, os processos de ensino e aprendizagem de Matemática têm sido considerados desafiadores e pouco atrativos para os alunos. As abordagens de ensino da disciplina não tem conseguido despertar interesse e curiosidade dos estudantes, chegando a serem rotuladas como ineficazes. O presente trabalho objetiva relatar a construção e execução de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo de trigonometria do triângulo retângulo e ciclo trigonométrico, explorando a introdução de tópicos sobre a forma polar de um numero complexo. A construção da proposta apoiou-se nas contribuições teóricas de Zabala (2014) e Grando (2004) e foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de reforçar a aprendizagem discente e estimular sua motivação em relação aos conteúdos abordados, com 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado a Mecânica de 11 a 25 de maio de 2023. A estruturação das atividades considerou a interconexão teoria e prática, com foco na construção conjunta do conhecimento. Durante a realização da SD, os alunos foram incentivados a explorar os conceitos trigonométricos por meio de atividades práticas e resolução de problemas contextualizados. Uma característica da SD foi o envolvimento ativo dos alunos na construção do ciclo trigonométrico que foi utilizado durante as aulas. Essa abordagem colaborativa não apenas proporcionou aos estudantes senso de responsabilidade sobre o processo de aprendizagem, mas também promoveu a compreensão dos conceitos estudados. Os resultados da implementação da SD foram avaliados por meio de observações de aula, análise de trabalhos produzidos pelos alunos e feedbacks qualitativos. Evidenciou-se maior interesse dos estudantes pela trigonometria, bem como melhoria na proficiência quanto a resolução de problemas trigonométricos e no uso correto das relações do ciclo trigonométrico e do triângulo retângulo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25380_TB8533_04102023102425.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO SOARES CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "CICERO" "autor_email" => "cicero.soares.cavalcante2" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100923 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8533 "inscrito_id" => 25380 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO" "resumo" => "No decorrer dos anos, os processos de ensino e aprendizagem de Matemática têm sido considerados desafiadores e pouco atrativos para os alunos. As abordagens de ensino da disciplina não tem conseguido despertar interesse e curiosidade dos estudantes, chegando a serem rotuladas como ineficazes. O presente trabalho objetiva relatar a construção e execução de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo de trigonometria do triângulo retângulo e ciclo trigonométrico, explorando a introdução de tópicos sobre a forma polar de um numero complexo. A construção da proposta apoiou-se nas contribuições teóricas de Zabala (2014) e Grando (2004) e foi realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica, com o objetivo de reforçar a aprendizagem discente e estimular sua motivação em relação aos conteúdos abordados, com 32 alunos do quinto semestre do curso de Ensino Médio Integrado a Mecânica de 11 a 25 de maio de 2023. A estruturação das atividades considerou a interconexão teoria e prática, com foco na construção conjunta do conhecimento. Durante a realização da SD, os alunos foram incentivados a explorar os conceitos trigonométricos por meio de atividades práticas e resolução de problemas contextualizados. Uma característica da SD foi o envolvimento ativo dos alunos na construção do ciclo trigonométrico que foi utilizado durante as aulas. Essa abordagem colaborativa não apenas proporcionou aos estudantes senso de responsabilidade sobre o processo de aprendizagem, mas também promoveu a compreensão dos conceitos estudados. Os resultados da implementação da SD foram avaliados por meio de observações de aula, análise de trabalhos produzidos pelos alunos e feedbacks qualitativos. Evidenciou-se maior interesse dos estudantes pela trigonometria, bem como melhoria na proficiência quanto a resolução de problemas trigonométricos e no uso correto das relações do ciclo trigonométrico e do triângulo retângulo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID25380_TB8533_04102023102425.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO SOARES CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "CICERO" "autor_email" => "cicero.soares.cavalcante2" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }