O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101028 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8680 "inscrito_id" => 24030 "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Durante muitos anos o ensino de ciências e biologia esteve voltado para a memorização e o tradicionalismo, dessa maneira, muitos alunos se sentiam desmotivados para aprender, pois além de seus conhecimentos não serem valorizados, não eram utilizados diferentes recursos e metodologias para a implementação das aulas. Nos dias de hoje, existem diversos recursos pedagógicos que podem tornar as aulas mais atrativas, e que despertam o interesse do estudante pelo conteúdo abordado em sala de aula, construindo conhecimentos. Dentre esses recursos destacamos os jogos didáticos, pois o jogo oferece o estímulo e o ambiente propício, que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos. Diante de tais fatos o objetivo do trabalho foi compreender de que forma a confecção e utilização de jogos didáticos no Ensino de Biologia facilita o processo de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio de um Centro Socioeducativo. Os resultados foram o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos através da confecção e utilização dos jogos, aprofundamento e retenção de conhecimento dos conteúdos abordados em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24030_TB8680_29082023185434.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS DO NASCIMENTO REIS" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglasreis.dnr@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101028 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8680 "inscrito_id" => 24030 "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Durante muitos anos o ensino de ciências e biologia esteve voltado para a memorização e o tradicionalismo, dessa maneira, muitos alunos se sentiam desmotivados para aprender, pois além de seus conhecimentos não serem valorizados, não eram utilizados diferentes recursos e metodologias para a implementação das aulas. Nos dias de hoje, existem diversos recursos pedagógicos que podem tornar as aulas mais atrativas, e que despertam o interesse do estudante pelo conteúdo abordado em sala de aula, construindo conhecimentos. Dentre esses recursos destacamos os jogos didáticos, pois o jogo oferece o estímulo e o ambiente propício, que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos. Diante de tais fatos o objetivo do trabalho foi compreender de que forma a confecção e utilização de jogos didáticos no Ensino de Biologia facilita o processo de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio de um Centro Socioeducativo. Os resultados foram o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos através da confecção e utilização dos jogos, aprofundamento e retenção de conhecimento dos conteúdos abordados em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID24030_TB8680_29082023185434.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS DO NASCIMENTO REIS" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglasreis.dnr@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ÚNICA DE IPATINGA (FUNIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }