A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DA LIBRAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94811 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 115 "titulo" => "A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DA LIBRAS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre as dificuldades do estudante surdo na educação infantil. Este artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso Intitulado “A inclusão do surdo na educação infantil”. A educação brasileira é fundamentada por várias leis, resoluções, decretos, declarações e ementas que atendem a diversos segmentos da educação. Quando se pensa em pessoa com deficiência e a reconhece como sujeito de direito à educação, entende-se, portanto, que o que foi instituído pelas leis da educação inclusiva envolve todos os sujeitos e a estes devem ser atendidos conforme suas singularidades. A partir deste estudo bibliográfico, na modalidade de um ensaio teórico, constatamos que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui grande importância no que se refere ao ensino e aprendizagem do estudante surdo, uma vez que estes são dotados de uma linguística e cultura própria, e assim como os ouvintes, é necessário o uso da Libras nas escolas e creches, para que ocorram melhorias nos processos de ensino e aprendizado. É por meio da Libras que os estudantes serão incluídos em sociedade. Assim, cabe a comunidade escolar buscar estratégias que possibilitem a inclusão, conhecendo sobre a Libras e adequando as práticas de ensino de acordo com as necessidades do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID115_TB232_26032023215303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILENA DA CUNHA ALVES" "autor_nome_curto" => "WALDILENA" "autor_email" => "waldilenacunha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94811 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 115 "titulo" => "A INCLUSÃO DO ESTUDANTE SURDO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O USO DA LIBRAS" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre as dificuldades do estudante surdo na educação infantil. Este artigo é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso Intitulado “A inclusão do surdo na educação infantil”. A educação brasileira é fundamentada por várias leis, resoluções, decretos, declarações e ementas que atendem a diversos segmentos da educação. Quando se pensa em pessoa com deficiência e a reconhece como sujeito de direito à educação, entende-se, portanto, que o que foi instituído pelas leis da educação inclusiva envolve todos os sujeitos e a estes devem ser atendidos conforme suas singularidades. A partir deste estudo bibliográfico, na modalidade de um ensaio teórico, constatamos que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui grande importância no que se refere ao ensino e aprendizagem do estudante surdo, uma vez que estes são dotados de uma linguística e cultura própria, e assim como os ouvintes, é necessário o uso da Libras nas escolas e creches, para que ocorram melhorias nos processos de ensino e aprendizado. É por meio da Libras que os estudantes serão incluídos em sociedade. Assim, cabe a comunidade escolar buscar estratégias que possibilitem a inclusão, conhecendo sobre a Libras e adequando as práticas de ensino de acordo com as necessidades do estudante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID115_TB232_26032023215303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILENA DA CUNHA ALVES" "autor_nome_curto" => "WALDILENA" "autor_email" => "waldilenacunha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }