METODOLOGIAS ATIVAS: PROTAGONISMO ATRAVÉS DO KAHOOT
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101090 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8773 "inscrito_id" => 25396 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: PROTAGONISMO ATRAVÉS DO KAHOOT" "resumo" => "Na época atual, os métodos tradicionais de ensino empregados anteriormente nas escolas não surtem mais o mesmo efeito, prova disso são inúmeros alunos desinteressados, baixo rendimento escolar, alto índice de evasão escolar, dentre outros indicadores. A sociedade encontra-se em um cenário tecnológico que tem causado profundas mudanças na rotina das pessoas afetando a maneira como elas aprendem. É nesse contexto tecnológico que surgem as metodologias ativas de aprendizagem, as quais tratam-se de processos em que o aluno como protagonista de seu aprendizado. Pretendendo favorecer o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este estudo contou com a participação dos alunos de 2° do Curso Técnico em Química, do Instituto Federal Amapá – IFAP, campus Macapá – AP. O professor precisa de um planejamento eficiente que chame a atenção dos educandos e estimule a aprendizagem, sob esta perspectiva propôs-se a utilização do Kahoot através dos smartphones, pois os estudantes possuem habilidades para manuseá-lo, logo, poderia ser utilizado como ferramenta educacional pedagógica. Os objetivos propostos foram: propor o uso do Kahoot como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos alunos quanto a utilização do Kahoot durante a dinâmica da aulas e avaliar de qual maneira o Padlet estimulou o protagonismo do educando. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Na plataforma Kahoot é possível fazer configurações específicas para a construção do quiz, dentre elas dar feedbacks nas respostas com vídeos, o que contribui melhorando o grau de fixação do conteúdo. Igualmente, a plataforma gera relatórios de erros e acertos, possibilitando ao professor analisar individualmente cada aluno. Deste modo, foi possível identificar os pontos fracos e fortes do aprendizado e direcionar melhor o ensino proporcionado ganhos substanciais, na aprendizagem, afetividade, participação, engajamento, autoavaliação, raciocínio lógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25396_TB8773_20112023165322.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAM SHEILA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LILIAM" "autor_email" => "alvessheila2809@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101090 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8773 "inscrito_id" => 25396 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: PROTAGONISMO ATRAVÉS DO KAHOOT" "resumo" => "Na época atual, os métodos tradicionais de ensino empregados anteriormente nas escolas não surtem mais o mesmo efeito, prova disso são inúmeros alunos desinteressados, baixo rendimento escolar, alto índice de evasão escolar, dentre outros indicadores. A sociedade encontra-se em um cenário tecnológico que tem causado profundas mudanças na rotina das pessoas afetando a maneira como elas aprendem. É nesse contexto tecnológico que surgem as metodologias ativas de aprendizagem, as quais tratam-se de processos em que o aluno como protagonista de seu aprendizado. Pretendendo favorecer o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Química, este estudo contou com a participação dos alunos de 2° do Curso Técnico em Química, do Instituto Federal Amapá – IFAP, campus Macapá – AP. O professor precisa de um planejamento eficiente que chame a atenção dos educandos e estimule a aprendizagem, sob esta perspectiva propôs-se a utilização do Kahoot através dos smartphones, pois os estudantes possuem habilidades para manuseá-lo, logo, poderia ser utilizado como ferramenta educacional pedagógica. Os objetivos propostos foram: propor o uso do Kahoot como uma ferramenta de aprendizagem ativa em Química, observar a participação dos alunos quanto a utilização do Kahoot durante a dinâmica da aulas e avaliar de qual maneira o Padlet estimulou o protagonismo do educando. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa classifica-se como básica do tipo descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Na plataforma Kahoot é possível fazer configurações específicas para a construção do quiz, dentre elas dar feedbacks nas respostas com vídeos, o que contribui melhorando o grau de fixação do conteúdo. Igualmente, a plataforma gera relatórios de erros e acertos, possibilitando ao professor analisar individualmente cada aluno. Deste modo, foi possível identificar os pontos fracos e fortes do aprendizado e direcionar melhor o ensino proporcionado ganhos substanciais, na aprendizagem, afetividade, participação, engajamento, autoavaliação, raciocínio lógico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25396_TB8773_20112023165322.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAM SHEILA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LILIAM" "autor_email" => "alvessheila2809@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }