O cenário da educação atual, necessita de inovações e avanços tecnológicos buscando metodologias ativas com foco no ensino-aprendizagem para amplificação das competências escolares. Visto que as práticas devem ser lúdicas com o aluno sendo participante, o trabalho objetivou elaborar um jogo baseado no conteúdo de ciências do ensino fundamental maior. Assim, o jogo da memória das organelas sugere um aprendizado das estruturas das células de uma forma mais interativa e divertida. Sendo aplicado com o conteúdo do 6º ano utilizando-se de cartas com figuras ilustrativas das organelas as quais foram feitas com papel fotográfico. Antes do desenvolvimento dos jogos foi aplicado um questionário contendo 4 questões para analisar o conhecimento prévio dos alunos. No jogo, os discentes devem se dividir em grupos de até 5 participantes, onde se enfrentaram de forma aleatória por sorteio, tendo por objetivo achar todos os pares correspondentes a cada organela escolhida, considerando que tem cartas coringa que podem tanto dar ou tirar uma jogada do grupo. Ganhando a equipe que encontrar todos os pares primeiro. Ao fim da execução metodológica o questionário foi reaplicado para avaliar a eficácia da prática, obtendo-se gráficos comparativos que mostram maior desempenho por meio do acerto de mais questões na segunda aplicação. Concluindo que os jogos são ferramentas essenciais para o ensino-aprendizagem dos alunos, visando seu trabalho em equipe, memorização, organização e raciocínio.