"AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA SPAECE PARA A GESTÃO DE APRENDIZAGENS."
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101178 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8889 "inscrito_id" => 22948 "titulo" => ""AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA SPAECE PARA A GESTÃO DE APRENDIZAGENS."" "resumo" => "Este artigo tem como objeto de estudo as contribuições dos resultados das avaliações externas de larga escala - SPAECE Alfa, para a construção de boas práticas de gestão para a aprendizagem. Assim, justifica-se a partir dos debates recorrentes no ambiente de formação continuada de gestão sobre os desafios enfrentados para se obter bons resultados de aprendizagens das crianças matriculadas no 2° ano da rede de ensino do município de Acopiara-CE. Durante o ano letivo, são realizadas as avaliações de entrada para diagnosticar a situação de aprendizagem dos alunos e, nesse processo, é realizada a avaliação formativa para observar o que os alunos consolidaram e o que é necessário replanejar na rota de ensino para a obtenção das metas desejadas. Nessa perspectiva, traz como objetivo geral compreender como acontecem as práticas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, com base nos resultados das avaliações externas, e como objetivos específicos: analisar as práticas pedagógicas realizadas nessa etapa, nas instituições de ensino; refletir sobre as estratégias aplicadas para o alcance de resultados positivos e discutir estratégias de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações de larga escala realizadas no ano de 2022 e 2023. O estudo caracteriza-se como quantitativo, já que serão avaliados os resultados das avaliações SPAECE Alfa 2022; e qualitativo, com vistas à análise teórica apoiada nas contribuições de Luckesi (2014) e Tyler (1934) sobre avaliação da aprendizagem, e nas reflexões de Look (2011) sobre gestão pedagógica. Conclui-se que, mesmo com muitos investimentos na aplicabilidade de avaliações externas e em formações continuadas de gestão sobre o tema, ainda se constata que o processo de gestão precisa ser melhor qualificado no tocante às estratégias de consolidação das habilidades para a garantia do sucesso do processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22948_TB8889_21082023195715.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ELIANE TEIXEIRA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "elyteixeira946@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101178 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8889 "inscrito_id" => 22948 "titulo" => ""AS CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA SPAECE PARA A GESTÃO DE APRENDIZAGENS."" "resumo" => "Este artigo tem como objeto de estudo as contribuições dos resultados das avaliações externas de larga escala - SPAECE Alfa, para a construção de boas práticas de gestão para a aprendizagem. Assim, justifica-se a partir dos debates recorrentes no ambiente de formação continuada de gestão sobre os desafios enfrentados para se obter bons resultados de aprendizagens das crianças matriculadas no 2° ano da rede de ensino do município de Acopiara-CE. Durante o ano letivo, são realizadas as avaliações de entrada para diagnosticar a situação de aprendizagem dos alunos e, nesse processo, é realizada a avaliação formativa para observar o que os alunos consolidaram e o que é necessário replanejar na rota de ensino para a obtenção das metas desejadas. Nessa perspectiva, traz como objetivo geral compreender como acontecem as práticas pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, com base nos resultados das avaliações externas, e como objetivos específicos: analisar as práticas pedagógicas realizadas nessa etapa, nas instituições de ensino; refletir sobre as estratégias aplicadas para o alcance de resultados positivos e discutir estratégias de aprendizagem a partir dos resultados das avaliações de larga escala realizadas no ano de 2022 e 2023. O estudo caracteriza-se como quantitativo, já que serão avaliados os resultados das avaliações SPAECE Alfa 2022; e qualitativo, com vistas à análise teórica apoiada nas contribuições de Luckesi (2014) e Tyler (1934) sobre avaliação da aprendizagem, e nas reflexões de Look (2011) sobre gestão pedagógica. Conclui-se que, mesmo com muitos investimentos na aplicabilidade de avaliações externas e em formações continuadas de gestão sobre o tema, ainda se constata que o processo de gestão precisa ser melhor qualificado no tocante às estratégias de consolidação das habilidades para a garantia do sucesso do processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22948_TB8889_21082023195715.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ELIANE TEIXEIRA DA COSTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "elyteixeira946@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }