A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O ESTÁGIO CURRICULAR: O PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO NA VISÃO DO LICENCIANDO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101204 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8922 "inscrito_id" => 25643 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O ESTÁGIO CURRICULAR: O PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO NA VISÃO DO LICENCIANDO" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo geral compreender como os licenciandos em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco aprendem a ser professores ao longo da graduação e, como objetivo específico, identificar e analisar, em relatórios de estágio, as menções do estagiário ao professor supervisor, com foco nas relações com ele travadas e nas aprendizagens da docência decorrentes dessas relações. Para isso, tivemos como aporte teórico autores como: André (2009), Batista Neto e Freire (2013), Benites et al. (2012) e Bisconsini et al. (2019). O estudo, do tipo documental, qualitativo e interpretativo, teve como corpus relatórios de estágio curricular obrigatório de 22 sujeitos. Após a análise dos dados, observamos que o professor supervisor do estágio curricular obrigatório é um agente educativo de extrema importância para a formação do licenciando em Letras-Português, uma vez que as atividades desenvolvidas nesse período têm um grande potencial formativo e demandam uma contribuição específica por parte desse professor. No entanto, na maioria das vezes, esse profissional não possui os atributos de um formador de docentes. Conclui-se, portanto, que os resultados analisados apontam para a necessidade de repensar a formação de professores supervisores, a fim de potencializar o caráter formativo do estágio, refinando as vivências tanto dos professores como dos licenciandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25643_TB8922_10122023223145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "carolina.fsilva@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101204 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8922 "inscrito_id" => 25643 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS E O ESTÁGIO CURRICULAR: O PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO NA VISÃO DO LICENCIANDO" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo geral compreender como os licenciandos em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco aprendem a ser professores ao longo da graduação e, como objetivo específico, identificar e analisar, em relatórios de estágio, as menções do estagiário ao professor supervisor, com foco nas relações com ele travadas e nas aprendizagens da docência decorrentes dessas relações. Para isso, tivemos como aporte teórico autores como: André (2009), Batista Neto e Freire (2013), Benites et al. (2012) e Bisconsini et al. (2019). O estudo, do tipo documental, qualitativo e interpretativo, teve como corpus relatórios de estágio curricular obrigatório de 22 sujeitos. Após a análise dos dados, observamos que o professor supervisor do estágio curricular obrigatório é um agente educativo de extrema importância para a formação do licenciando em Letras-Português, uma vez que as atividades desenvolvidas nesse período têm um grande potencial formativo e demandam uma contribuição específica por parte desse professor. No entanto, na maioria das vezes, esse profissional não possui os atributos de um formador de docentes. Conclui-se, portanto, que os resultados analisados apontam para a necessidade de repensar a formação de professores supervisores, a fim de potencializar o caráter formativo do estágio, refinando as vivências tanto dos professores como dos licenciandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25643_TB8922_10122023223145.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "carolina.fsilva@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }