RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE : RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL ENGENHO DO MEIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101241 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8965 "inscrito_id" => 5551 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE : RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL ENGENHO DO MEIO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos estudantes do curso de Pedagogia na inserção no Programa da Residência Pedagógica (RP) no eixo de Alfabetização e Letramento, a partir da experiência na Escola-Campo. O campo onde se realiza as intervenções dos residentes e do acompanhamento é na Escola Municipal Engenho do Meio, localizada na Zona Oeste do Recife, em uma turma de 3° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No contexto em questão, a RP trabalha sua formação e prática a partir da perspectiva do Alfabetizar Letrando de Magda Soares, tendo em vista o processo de ensino e aprendizagem envolvendo consideravelmente os sujeitos participantes (Professora-preceptora, discentes, orientadoras e estudantes da rede). Além disso, apresentar as contribuições do projeto para a formação dos discentes do curso de pedagogia e aprimoramento da prática docente dos professores da prefeitura do Recife. Vale ressaltar que o projeto também beneficia os estudantes do ciclo de alfabetização da rede municipal, uma vez que, ao atuar diretamente dentro de sala de aula, os residentes em conjunto com o professor preceptor, conseguem potencializar o processo de Alfabetização a partir de ações significativas e metodologias assertivas, levando em consideração a heterogeneidade da turma e necessidades de cada estudante. Dessa forma, será discutido a importância das contribuições do programa nesse espaço escolar e na inserção do programa na formação inicial dos graduandos de pedagogia acerca da sala de aula alfabetizadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5551_TB8965_10122023205101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIVIA MACIEL" "autor_nome_curto" => "LIVIA MACIEL" "autor_email" => "contato.liviamaciel@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101241 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8965 "inscrito_id" => 5551 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DOCENTE : RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL ENGENHO DO MEIO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar a percepção dos estudantes do curso de Pedagogia na inserção no Programa da Residência Pedagógica (RP) no eixo de Alfabetização e Letramento, a partir da experiência na Escola-Campo. O campo onde se realiza as intervenções dos residentes e do acompanhamento é na Escola Municipal Engenho do Meio, localizada na Zona Oeste do Recife, em uma turma de 3° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. No contexto em questão, a RP trabalha sua formação e prática a partir da perspectiva do Alfabetizar Letrando de Magda Soares, tendo em vista o processo de ensino e aprendizagem envolvendo consideravelmente os sujeitos participantes (Professora-preceptora, discentes, orientadoras e estudantes da rede). Além disso, apresentar as contribuições do projeto para a formação dos discentes do curso de pedagogia e aprimoramento da prática docente dos professores da prefeitura do Recife. Vale ressaltar que o projeto também beneficia os estudantes do ciclo de alfabetização da rede municipal, uma vez que, ao atuar diretamente dentro de sala de aula, os residentes em conjunto com o professor preceptor, conseguem potencializar o processo de Alfabetização a partir de ações significativas e metodologias assertivas, levando em consideração a heterogeneidade da turma e necessidades de cada estudante. Dessa forma, será discutido a importância das contribuições do programa nesse espaço escolar e na inserção do programa na formação inicial dos graduandos de pedagogia acerca da sala de aula alfabetizadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5551_TB8965_10122023205101.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIVIA MACIEL" "autor_nome_curto" => "LIVIA MACIEL" "autor_email" => "contato.liviamaciel@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }