OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98089 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4569 "inscrito_id" => 18016 "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este estudo pretende discutir os desafios enfrentados por professoras no trato com a Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI) e direcionar o olhar para a importância da formação de professores de EF também se voltar para esse nível de ensino. Para tanto, a pesquisa apresenta natureza descritiva com abordagem qualitativa e parte das experiências vivenciadas por uma professora no seu primeiro ano de docência frente a turmas de creche e pré-escola e uma professora em formação no desenvolvimento do seu Estágio Supervisionado na EI, que vivenciaram a licenciatura em EF na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) concluindo em diferentes períodos (2015 e 2023, respectivamente). Nesse contexto, evidenciou-se nos relatos das professoras, a falta de preparo para lidar com a EF na EI, muitas vezes não apresentando respaldo teórico mínimo e tendo que aprender no desenvolvimento da própria prática. Percebe-se que as professoras, intermediadas por desafios que surgiram no contexto da atuação docente, buscaram nos referenciais teóricos e até em experiências anteriores à formação inicial, instrumentais básicos para responder as demandas que surgiam, seja com novos métodos, reorganização de conteúdo e inovações na sua prática. Observou-se também que o currículo da Universidade não oferece nenhuma disciplina específica que lide diretamente com a EI, embora tenha passado por uma reformulação recente. Tal fato pode justificar, de algum modo, os desafios enfrentados pelas docentes. Portanto, considerando que a EI, primeira etapa da educação básica, é um campo de atuação dos professores de EF, é fundamental que os currículos da formação inicial ofereçam aporte teórico/prático a fim de preencher as lacunas na formação e contribuir para formar docentes cada vez mais conscientes, que possam responder aos desafios da prática de maneira autônoma e se sintam preparados para atuar nos mais diferentes níveis de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18016_TB4569_20112023094555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nandamadrid5@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98089 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4569 "inscrito_id" => 18016 "titulo" => "OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Este estudo pretende discutir os desafios enfrentados por professoras no trato com a Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI) e direcionar o olhar para a importância da formação de professores de EF também se voltar para esse nível de ensino. Para tanto, a pesquisa apresenta natureza descritiva com abordagem qualitativa e parte das experiências vivenciadas por uma professora no seu primeiro ano de docência frente a turmas de creche e pré-escola e uma professora em formação no desenvolvimento do seu Estágio Supervisionado na EI, que vivenciaram a licenciatura em EF na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) concluindo em diferentes períodos (2015 e 2023, respectivamente). Nesse contexto, evidenciou-se nos relatos das professoras, a falta de preparo para lidar com a EF na EI, muitas vezes não apresentando respaldo teórico mínimo e tendo que aprender no desenvolvimento da própria prática. Percebe-se que as professoras, intermediadas por desafios que surgiram no contexto da atuação docente, buscaram nos referenciais teóricos e até em experiências anteriores à formação inicial, instrumentais básicos para responder as demandas que surgiam, seja com novos métodos, reorganização de conteúdo e inovações na sua prática. Observou-se também que o currículo da Universidade não oferece nenhuma disciplina específica que lide diretamente com a EI, embora tenha passado por uma reformulação recente. Tal fato pode justificar, de algum modo, os desafios enfrentados pelas docentes. Portanto, considerando que a EI, primeira etapa da educação básica, é um campo de atuação dos professores de EF, é fundamental que os currículos da formação inicial ofereçam aporte teórico/prático a fim de preencher as lacunas na formação e contribuir para formar docentes cada vez mais conscientes, que possam responder aos desafios da prática de maneira autônoma e se sintam preparados para atuar nos mais diferentes níveis de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18016_TB4569_20112023094555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "nandamadrid5@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }