Este estudo pretende discutir os desafios enfrentados por professoras no trato com a Educação Física (EF) na Educação Infantil (EI) e direcionar o olhar para a importância da formação de professores de EF também se voltar para esse nível de ensino. Para tanto, a pesquisa apresenta natureza descritiva com abordagem qualitativa e parte das experiências vivenciadas por uma professora no seu primeiro ano de docência frente a turmas de creche e pré-escola e uma professora em formação no desenvolvimento do seu Estágio Supervisionado na EI, que vivenciaram a licenciatura em EF na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) concluindo em diferentes períodos (2015 e 2023, respectivamente). Nesse contexto, evidenciou-se nos relatos das professoras, a falta de preparo para lidar com a EF na EI, muitas vezes não apresentando respaldo teórico mínimo e tendo que aprender no desenvolvimento da própria prática. Percebe-se que as professoras, intermediadas por desafios que surgiram no contexto da atuação docente, buscaram nos referenciais teóricos e até em experiências anteriores à formação inicial, instrumentais básicos para responder as demandas que surgiam, seja com novos métodos, reorganização de conteúdo e inovações na sua prática. Observou-se também que o currículo da Universidade não oferece nenhuma disciplina específica que lide diretamente com a EI, embora tenha passado por uma reformulação recente. Tal fato pode justificar, de algum modo, os desafios enfrentados pelas docentes. Portanto, considerando que a EI, primeira etapa da educação básica, é um campo de atuação dos professores de EF, é fundamental que os currículos da formação inicial ofereçam aporte teórico/prático a fim de preencher as lacunas na formação e contribuir para formar docentes cada vez mais conscientes, que possam responder aos desafios da prática de maneira autônoma e se sintam preparados para atuar nos mais diferentes níveis de ensino.