OLIVEIRA, Rosevânio De Britto. Pibid de filosofia: expectativas e desafios. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/10129>. Acesso em: 25/11/2024 00:43
Diante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID que é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores da educação básica buscar-se-á neste trabalho apresentar de forma breve o relatório do desenvolvimento do PIBID de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, referente ao ano de 2013. Nesse sentido, o presente trabalho visa um olhar panorâmico do PIBID da referida universidade, relatando as expectativas e os desafios encontrados durante o processo de iniciação do PIBID no curso de Filosofia, mediante às atividades desenvolvidas junto às Escolas PREMEN e Nenzinha Cunha Lima, ambas localizadas na cidade de Campina Grande – Paraíba. Pode-se destacar neste trabalho algumas das metodologias utilizadas ao longo do processo de iniciação a docência, a saber: observações em sala de aula, estudos e debates sobre temáticas voltadas a educação, projetos de intervenções na escola, elaboração de relatórios mensais para avaliação dos resultados. Entre as expectativas referentes aos trabalhos a serem propostos e executados em conjunto com a Escola, ao longo de um ano, teve-se entre elas muitos desafios bem como muitas frustrações. Diante das expectativas e dos desafios encontrados pelo grupo do PIBID de Filosofia da UEPB, este foi uma porta de entrada para o âmbito escolar, visto que o mesmo possibilitou o contato semanal junto a Escola em tudo que envolve sua estrutura. O contato com textos e reflexões acerca da Educação e do Ensino de Filosofia abrindo horizontes e possibilitando também um olhar mais amplo no que condizia o contato em sala de aula. Vale salientar que em muitos casos, o que se estuda em nossas universidades se torna desafio para uma adaptação quando se chega a sala de aula. Em suma, esta trajetória inicial do PIBID foi de altos e baixos, sonhos, expectativas e frustrações. Mas acima de tudo tendo consciência de que no âmbito escolar é encontrado tudo isso, e que de fato, foi de suma importância para o desenvolvimento desses futuros professores de filosofia, nos quais puderam detectar determinadas circunstâncias nestas duas Escolas.