A conexão entre educação e cinematografia apresenta função estratégica e pedagógica na sociedade, fornecendo politização, senso crítico e conhecimento para os indivíduos, assim, a articulação das imagens no dia-a-dia das pessoas assume um papel muito forte, principalmente na vida de crianças e jovens, a partir disso, o cinema surge como um instrumento auxiliador para o ensino e ferramenta a ser investigada, para procurar descobrir como a escola se posiciona frente ao cinema e averiguar ainda de que maneira o professor utiliza este recurso. Percebe-se então que, se o cinema está presente na vida dos jovens, ele não pode ser desconsiderado e simplesmente suprimido do sistema educativo, principalmente porque se solidifica como um forte componente polinizador da aprendizagem. (KLAMMER et. al, 2006). Portanto, o uso dos recursos cinematográfico para analisar informações e contextos pode facilitar a aquisição de conteúdos escolares, essa realidade é a que investigamos nesse estudo. Assim, este trabalho teve como objetivos discutir sobre uso devido do cinema e das novas tecnologias na educação, realizar atividades escritas sobre cinema, uso das mídias e os conteúdos de Geografia e analisar se essas práticas, envolvendo as produções de documentários, auxiliam ou não no conhecimento geográfico. As atividades pedagógicas foram desenvolvidas na Escola Estadual do Ensino Médio Severino Cabral, envolvendo a turma do 2º ano “C”. A princípio teve explicações teóricas, tanto de como desenvolver o trabalho quanto em relação aos assuntos a serem abordados, tendo como base a grande curricular do ensino médio inovador. A exibição de vídeos, documentários e filmes relacionados aos assuntos, auxiliaram na hora de elaborar as produções cinematográficas. Posteriormente, a turma foi dividida em grupos, com diversas temáticas, pronta esta etapa, ocorreu a produção dos documentários. Para realização dessas atividades utilizou-se de materiais teórico, filmadora, celular, computador pessoal, ferramentas de edição, dentre outros. A partir das práticas realizadas, percebeu-se que os alunos adquiram autenticidade e responsabilidade para utilizar os recursos cinematográficos e as novas tecnologias para fins pedagógicos, houve incentivo a frequência e rendimento dos alunos, a partir das produções dos documentários, os conteúdos das disciplinas e macrocampos envolvidos ficaram mais atrativos e próximos da realidade dos alunos.