NEURODIVERGENTES EM SALA DE AULA E OS DESAFIOS PARA OS EDUCADORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101330 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9093 "inscrito_id" => 25366 "titulo" => "NEURODIVERGENTES EM SALA DE AULA E OS DESAFIOS PARA OS EDUCADORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Especialistas defendem que os profissionais da educação devem se apropriar da neurociência para compreender as diferentes perspectivas de aprendizagem. O Ensino Fundamental é a etapa mais longa da educação básica atendendo estudantes entre 6 e 14 anos, sendo os últimos quatro anos o período em que estes consolidam os aspectos físicos, cognitivos, sociais, emocionais, entre outros. A neurodivergência se acentua nessa etapa de ensino e amplia as dificuldades do professor, visto que, contempla os alunos cujo funcionamento cognitivo ou neurológico opera de maneira diferente. Essa definição inclui o transtorno do espectro autista (TEA) e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/ SD), dentre outras. Este artigo analisa os desafios e principais dificuldades enfrentados pelos professores na prática docente em trabalhar esses transtornos com alunos no Ensino Fundamental II. A pesquisa foi pautada na holística do direito à inclusão dos neurodivergentes e nas dificuldades dos educadores em atender as necessidades educativas especiais condizente com a legislação na rede regular de ensino. O objetivo geral do estudo é investigar os limites e possibilidades dos docentes em adequar sua metodologia de ensino para garantir o progresso e a permanência desses alunos na escola. A metodologia aplicada na pesquisa foi de cunho qualitativa e bibliográfica. Constatou-se no resultado das entrevistas a necessidade do docente em conhecer o embasamento da neurociência para potencializar o desenvolvimento dos neurodivergentes com práticas pedagógicas que evitem a exclusão. Palavras-chave: Neurodiversidade; inclusão; autismo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25366_TB9093_03102023232412.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ESMERALDO MARTINS MOURÃO" "autor_nome_curto" => "Aparecida" "autor_email" => "aparecidaesmeraldo@gmail." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101330 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9093 "inscrito_id" => 25366 "titulo" => "NEURODIVERGENTES EM SALA DE AULA E OS DESAFIOS PARA OS EDUCADORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Especialistas defendem que os profissionais da educação devem se apropriar da neurociência para compreender as diferentes perspectivas de aprendizagem. O Ensino Fundamental é a etapa mais longa da educação básica atendendo estudantes entre 6 e 14 anos, sendo os últimos quatro anos o período em que estes consolidam os aspectos físicos, cognitivos, sociais, emocionais, entre outros. A neurodivergência se acentua nessa etapa de ensino e amplia as dificuldades do professor, visto que, contempla os alunos cujo funcionamento cognitivo ou neurológico opera de maneira diferente. Essa definição inclui o transtorno do espectro autista (TEA) e o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/ SD), dentre outras. Este artigo analisa os desafios e principais dificuldades enfrentados pelos professores na prática docente em trabalhar esses transtornos com alunos no Ensino Fundamental II. A pesquisa foi pautada na holística do direito à inclusão dos neurodivergentes e nas dificuldades dos educadores em atender as necessidades educativas especiais condizente com a legislação na rede regular de ensino. O objetivo geral do estudo é investigar os limites e possibilidades dos docentes em adequar sua metodologia de ensino para garantir o progresso e a permanência desses alunos na escola. A metodologia aplicada na pesquisa foi de cunho qualitativa e bibliográfica. Constatou-se no resultado das entrevistas a necessidade do docente em conhecer o embasamento da neurociência para potencializar o desenvolvimento dos neurodivergentes com práticas pedagógicas que evitem a exclusão. Palavras-chave: Neurodiversidade; inclusão; autismo" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25366_TB9093_03102023232412.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ESMERALDO MARTINS MOURÃO" "autor_nome_curto" => "Aparecida" "autor_email" => "aparecidaesmeraldo@gmail." "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }