A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101359 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9134 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "O uso da literatura infantil são elementos importantes na prática educacional, combinados com outros elementos igualmente relevantes no processo de Alfabetização e Letramento, não basta desenvolver competências, mas também tornar o processo de aprendizagem criativo e interessante com múltiplos efeitos nas crianças. Dessa forma, o trabalho traz como problemática: como a literatura infantil pode contribuir para a formação de novos leitores no processo de alfabetização e letramento do 1º do ensino fundamental? Diante disso, a pesquisa teve como objetivo: analisar a contribuição da literatura infantil para a formação de leitores, de modo a identificar a relevância da literatura infantil no hábito pedagógico, compreendendo as práticas que possibilitam o despertar e o interesse dos alunos pela Literatura Infantil. Como tal, está pesquisa destaca o papel da literatura na formação de futuros leitores e na facilitação de uma aprendizagem significativa. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é básica, com uma abordagem qualitativa e seu instrumento de coleta de dados foi um relato de experiência de uma professora alfabetizadora do 1º ano do ensino fundamental de uma escola particular. O estudo foi firmada em reflexões teóricas baseadas em autores que discutem a referida temática, tais como: Coelho (2000), Paulo Freire (1996), Oliveira (1996) Zilberman (2003), Haydt (2006) entre outros. Os resultados evidenciam que a literatura infantil tem sido essencial para o desenvolvimento da leitura dos alunos. Por isso ela deverá ser um recurso que possibilitará os estudantes considerarem a leitura como prática social, além de proporciona momentos agradáveis e novas descobertas, além de tudo, a ortografia e a dicção foram aprimoradas, mostrando que a leitura traz resultados benéficos não só para os estudos escolares, mas principalmente para a sua vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID281_TB9134_06122023221601.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MIKAELLY SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAISSA MIKAELLY" "autor_email" => "raissamikaelly013@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DOM ALBERTO (FDA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101359 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9134 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: RELATO DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA DO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "O uso da literatura infantil são elementos importantes na prática educacional, combinados com outros elementos igualmente relevantes no processo de Alfabetização e Letramento, não basta desenvolver competências, mas também tornar o processo de aprendizagem criativo e interessante com múltiplos efeitos nas crianças. Dessa forma, o trabalho traz como problemática: como a literatura infantil pode contribuir para a formação de novos leitores no processo de alfabetização e letramento do 1º do ensino fundamental? Diante disso, a pesquisa teve como objetivo: analisar a contribuição da literatura infantil para a formação de leitores, de modo a identificar a relevância da literatura infantil no hábito pedagógico, compreendendo as práticas que possibilitam o despertar e o interesse dos alunos pela Literatura Infantil. Como tal, está pesquisa destaca o papel da literatura na formação de futuros leitores e na facilitação de uma aprendizagem significativa. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é básica, com uma abordagem qualitativa e seu instrumento de coleta de dados foi um relato de experiência de uma professora alfabetizadora do 1º ano do ensino fundamental de uma escola particular. O estudo foi firmada em reflexões teóricas baseadas em autores que discutem a referida temática, tais como: Coelho (2000), Paulo Freire (1996), Oliveira (1996) Zilberman (2003), Haydt (2006) entre outros. Os resultados evidenciam que a literatura infantil tem sido essencial para o desenvolvimento da leitura dos alunos. Por isso ela deverá ser um recurso que possibilitará os estudantes considerarem a leitura como prática social, além de proporciona momentos agradáveis e novas descobertas, além de tudo, a ortografia e a dicção foram aprimoradas, mostrando que a leitura traz resultados benéficos não só para os estudos escolares, mas principalmente para a sua vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID281_TB9134_06122023221601.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MIKAELLY SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAISSA MIKAELLY" "autor_email" => "raissamikaelly013@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DOM ALBERTO (FDA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }