CINEMA NA SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA SIGNIFICATIVA E DECOLONIAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA ESTADUAL DE BELO HORIZONTE (MG)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101382 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9166 "inscrito_id" => 25799 "titulo" => "CINEMA NA SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA SIGNIFICATIVA E DECOLONIAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA ESTADUAL DE BELO HORIZONTE (MG)" "resumo" => "Desde as primeiras experiências, na década de 1930, no contexto da educação formal, o cinema tem sido considerado um importante e potente recurso complementar aos conteúdos curriculares da Educação Formal (FRESQUET, 2010). Isso porque o cinema, com sua capacidade de mediar imaginação e realidade, através do uso da imagem e do som, pode proporcionar uma melhor assimilação e compreensão de conceitos vistos como demasiado abstratos e distantes da realidade da maioria dos estudantes brasileiros. Com a implantação do Novo Ensino Médio, em 2023, as possibilidades de uso do cinema e audiovisual na sala de aula, seja para criação e expressão, seja para fruição de obras audiovisuais pelos discentes, intensifica-se nos itinerários formativos da Educação Básica. E é neste contexto que insere-se o presente trabalho. Nele relataremos uma experiência desenvolvida junto a estudantes de uma Escola da Rede Estadual de Ensino envolvendo a realização de uma sessão comentada com o longa de ficção documental Matriarcas da Serra, de 2023, protagonizado tanto à frente, quanto atrás das câmeras por uma equipe, elenco e colaboradores formado majoritariamente por mulheres, negras, moradoras das periferias da capital mineira. A ideia com isso é discutir, a partir dessa experiência, sobre o conceito de aprendizagem significativa formulado por Paul Ausubel (1963) e a pedagogia decolonial de Catherine Walsh (2007) a partir do uso do cinema na sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25799_TB9166_14102023155720.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE MARQUES DE MOURA" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone.mmoura@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101382 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9166 "inscrito_id" => 25799 "titulo" => "CINEMA NA SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA SIGNIFICATIVA E DECOLONIAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NUMA ESCOLA ESTADUAL DE BELO HORIZONTE (MG)" "resumo" => "Desde as primeiras experiências, na década de 1930, no contexto da educação formal, o cinema tem sido considerado um importante e potente recurso complementar aos conteúdos curriculares da Educação Formal (FRESQUET, 2010). Isso porque o cinema, com sua capacidade de mediar imaginação e realidade, através do uso da imagem e do som, pode proporcionar uma melhor assimilação e compreensão de conceitos vistos como demasiado abstratos e distantes da realidade da maioria dos estudantes brasileiros. Com a implantação do Novo Ensino Médio, em 2023, as possibilidades de uso do cinema e audiovisual na sala de aula, seja para criação e expressão, seja para fruição de obras audiovisuais pelos discentes, intensifica-se nos itinerários formativos da Educação Básica. E é neste contexto que insere-se o presente trabalho. Nele relataremos uma experiência desenvolvida junto a estudantes de uma Escola da Rede Estadual de Ensino envolvendo a realização de uma sessão comentada com o longa de ficção documental Matriarcas da Serra, de 2023, protagonizado tanto à frente, quanto atrás das câmeras por uma equipe, elenco e colaboradores formado majoritariamente por mulheres, negras, moradoras das periferias da capital mineira. A ideia com isso é discutir, a partir dessa experiência, sobre o conceito de aprendizagem significativa formulado por Paul Ausubel (1963) e a pedagogia decolonial de Catherine Walsh (2007) a partir do uso do cinema na sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID25799_TB9166_14102023155720.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE MARQUES DE MOURA" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone.mmoura@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }