EXPECTATIVAS DE DISCENTES RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ASSÚ/RN
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100756 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8207 "inscrito_id" => 24300 "titulo" => "EXPECTATIVAS DE DISCENTES RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ASSÚ/RN" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discorrer acerca de perspectivas de discentes residentes, antes e durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma Escola da Rede Estadual de Ensino de Assú/RN. O Programa Formativo em seu escopo visa contribuir para a formação inicial e a construção da identidade docente dos licenciandos do Curso de Língua Inglesa - Campus de Assú/UERN, por meio do contato direto com o ambiente escolar e a sala de aula, em uma escola pública da educação básica. Os relatos da pesquisa tomam por base os estudos de Nóvoa (1995); Tardif (2012); Costa (2015); Santana (2020); Silva (2022); entre outros autores. Metodologicamente, o estudo é de cunho qualitativo e tipo de pesquisa descritiva (GIL, 2008) o qual discorrerá acerca das experiências de residentes do PRP em uma escola da rede estadual de Assú/RN. Os autores sociais do estudo são residentes do PRP, acompanhados por um docente orientador da IES e por um professor preceptor da escola-campo, esses registram atividades desenvolvidas como aluno-estagiário e apresentam formalmente resultados parciais/finais de seus trabalhos, divulgando-os nos Ciclos Formativos de residência promovidos pela UERN. Como fonte de dados à discussão da pesquisa, utilizaremos os relatos de relatórios parciais, e, por fim, vislumbramos mostrar nos resultados do estudo expectativas antes do início do Programa de Residência Pedagógica e poder confrontar essas expectativas com experiências no decorrer do Programa e como essas vivências podem implicar para a formação dos residentes do PRP." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID24300_TB8207_09082023222356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONYK STEPHANE VIEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "Monyk Vieira" "autor_email" => "monykstephane@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100756 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8207 "inscrito_id" => 24300 "titulo" => "EXPECTATIVAS DE DISCENTES RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ASSÚ/RN" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discorrer acerca de perspectivas de discentes residentes, antes e durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma Escola da Rede Estadual de Ensino de Assú/RN. O Programa Formativo em seu escopo visa contribuir para a formação inicial e a construção da identidade docente dos licenciandos do Curso de Língua Inglesa - Campus de Assú/UERN, por meio do contato direto com o ambiente escolar e a sala de aula, em uma escola pública da educação básica. Os relatos da pesquisa tomam por base os estudos de Nóvoa (1995); Tardif (2012); Costa (2015); Santana (2020); Silva (2022); entre outros autores. Metodologicamente, o estudo é de cunho qualitativo e tipo de pesquisa descritiva (GIL, 2008) o qual discorrerá acerca das experiências de residentes do PRP em uma escola da rede estadual de Assú/RN. Os autores sociais do estudo são residentes do PRP, acompanhados por um docente orientador da IES e por um professor preceptor da escola-campo, esses registram atividades desenvolvidas como aluno-estagiário e apresentam formalmente resultados parciais/finais de seus trabalhos, divulgando-os nos Ciclos Formativos de residência promovidos pela UERN. Como fonte de dados à discussão da pesquisa, utilizaremos os relatos de relatórios parciais, e, por fim, vislumbramos mostrar nos resultados do estudo expectativas antes do início do Programa de Residência Pedagógica e poder confrontar essas expectativas com experiências no decorrer do Programa e como essas vivências podem implicar para a formação dos residentes do PRP." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID24300_TB8207_09082023222356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONYK STEPHANE VIEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "Monyk Vieira" "autor_email" => "monykstephane@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }