No mundo atual, a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, inclusive nas salas de aula. Porém o que se encontra em algumas instituições é falta desses equipamentos, aparelhos obsoletos, falta de estrutura da unidade para comportar tais ferramentas, entre outros problemas pontuáveis. Além disso a falta de um profissional especializado na área e a carência na preparação dos professores para utilizarem essas tecnologias de forma eficiente pode ocorrer um excesso de informação desnorteando e submergindo os estudantes na rede, gerando dificuldades na capacidade de analisar as informações de maneira crítica e reflexiva. Para transpor essas barreiras, surge uma alternativa inovadora: a Computação Desplugada. A qual se mostra uma ferramenta de grande utilidade para sala de aula onde os professores ao adotarem essa abordagem, podem estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais nos alunos, promovendo uma maior compreensão, pensamento crítico e resolução de problemas. Para os alunos estes são desafiados a pensar de forma mais profunda, segmentada, procurando conectar conceitos e ideias de maneiras mais criativas e divertidas. Além disso, a computação desplugada permite que os estudantes tenham uma maior consciência do ambiente ao seu redor, promovendo uma interação social mais significativa. Essa pesquisa parte de uma revisão na literatura com base em nomes como Rodrigues (2017), Brackmann (2017), Freire (1996), Valente (2016). Procura expor dados coletados no primeiro semestre de 2023, onde os alunos do Curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Afogados da Ingazeira confeccionaram cartilhas voltadas ao ensino da Computação Desplugada para a rede básica de ensino do município, tomando em primeiro momento as turmas de 6º a 9º ano da Escola Geraldo Cipriano como base. Buscando obter dados quanti-qualitativos para mostrar os benefícios dessa pratica dentro da sala de aula e capacitar os discentes desde de sua formação.