REFLEXÕES SOBRE A EJA FUNDAMENTAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DOCUMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98570 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5177 "inscrito_id" => 20343 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A EJA FUNDAMENTAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DOCUMENTAL" "resumo" => "A presente pesquisa analisa as congruências teórico-metodológicas que fundam o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, pautado nos pressupostos teóricos de base freireana abordados por Scocuglia (2004). O curso foi desenvolvido no ano de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), nos campi Canguaretama, Natal-Zona Norte e Parnamirim na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No viés teórico da pesquisa estão Freire (2015), Arroyo (2014; 2017), Scocuglia (2004) e Severino (2014). A investigação propicia o entendimento acerca dos processos pedagógicos voltados a uma educação que prioriza a tomada de consciência das necessidades sociais, culturais, econômicas e políticas de uma maioria brasileira. A pesquisa configura-se como exploratória, de abordagem qualitativa e de caráter documental. Foram identificadas, neste estudo, equivalências entre os dez pontos abordados por Scocuglia e as concepções educacionais que permeiam a elaboração do PPC, assim como foi possível apontar potencialidades no documento quanto à integração nos três campos (Ensino Fundamental, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos). A relevância desta pesquisa consiste na análise de documentos oficiais e seu reflexo, com vistas a aperfeiçoar o modelo de PPC existente como parte do currículo formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20343_TB5177_04102023214935.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ADEILZA PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "adeilzapinheiro2023@gmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98570 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5177 "inscrito_id" => 20343 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A EJA FUNDAMENTAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ANÁLISE DOCUMENTAL" "resumo" => "A presente pesquisa analisa as congruências teórico-metodológicas que fundam o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, pautado nos pressupostos teóricos de base freireana abordados por Scocuglia (2004). O curso foi desenvolvido no ano de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), nos campi Canguaretama, Natal-Zona Norte e Parnamirim na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No viés teórico da pesquisa estão Freire (2015), Arroyo (2014; 2017), Scocuglia (2004) e Severino (2014). A investigação propicia o entendimento acerca dos processos pedagógicos voltados a uma educação que prioriza a tomada de consciência das necessidades sociais, culturais, econômicas e políticas de uma maioria brasileira. A pesquisa configura-se como exploratória, de abordagem qualitativa e de caráter documental. Foram identificadas, neste estudo, equivalências entre os dez pontos abordados por Scocuglia e as concepções educacionais que permeiam a elaboração do PPC, assim como foi possível apontar potencialidades no documento quanto à integração nos três campos (Ensino Fundamental, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos). A relevância desta pesquisa consiste na análise de documentos oficiais e seu reflexo, com vistas a aperfeiçoar o modelo de PPC existente como parte do currículo formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20343_TB5177_04102023214935.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ADEILZA PINHEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "adeilzapinheiro2023@gmail" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }