IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFAC
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96288 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2147 "inscrito_id" => 12707 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFAC" "resumo" => "A formação de alunos do ensino técnico profissionalizante passa pelo aprendizado teórico e prático de técnicas importantes e necessárias no processo ensino aprendizagem. O ensino técnico na modalidade integrado deve disponibilizar a formação básica do Ensino Médio, presente nas Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio e também, a atribuição da formação profissionalizante dos alunos. Sendo assim, a relação teoria-prática precisa estar presente em todos os momentos escolares para que os discentes ao concluírem sua formação estejam preparados de forma integral. Destaca-se, que a relação teoria e prática deve ser indissociável e que devem ser utilizadas estratégias educacionais à compreensão dos significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar o que os estudantes do ensino Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul entendem por aula prática e qual a relevância em sua formação. Para isso, participaram da pesquisa 35 alunos do curso, que realizavam no período da pesquisa o componente curricular Agricultura I. Utilizou-se como ferramenta de avaliação um questionário contendo questões sobre alguns conceitos já vistos previamente em sala de aula e, em seguida, participaram de exposição prática em campo. Após o término da aula, os alunos foram convidados a responder um questionário discursivo contendo perguntas sobre a importância das aulas práticas no processo de aprendizado. Realizou-se a análise das respostas, onde foi identificado que todos os alunos compreendem aula prática como forma de fixar as informações teóricas e vivenciar experiências que facilitem o processo de aprendizagem ao longo de sua formação e vida profissional" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12707_TB2147_04052023182117.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIANE MARIA DE OLIVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "WILLIANE" "autor_email" => "williane.martins@ifac.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96288 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2147 "inscrito_id" => 12707 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFAC" "resumo" => "A formação de alunos do ensino técnico profissionalizante passa pelo aprendizado teórico e prático de técnicas importantes e necessárias no processo ensino aprendizagem. O ensino técnico na modalidade integrado deve disponibilizar a formação básica do Ensino Médio, presente nas Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio e também, a atribuição da formação profissionalizante dos alunos. Sendo assim, a relação teoria-prática precisa estar presente em todos os momentos escolares para que os discentes ao concluírem sua formação estejam preparados de forma integral. Destaca-se, que a relação teoria e prática deve ser indissociável e que devem ser utilizadas estratégias educacionais à compreensão dos significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional. Neste sentido, o objetivo do trabalho é analisar o que os estudantes do ensino Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul entendem por aula prática e qual a relevância em sua formação. Para isso, participaram da pesquisa 35 alunos do curso, que realizavam no período da pesquisa o componente curricular Agricultura I. Utilizou-se como ferramenta de avaliação um questionário contendo questões sobre alguns conceitos já vistos previamente em sala de aula e, em seguida, participaram de exposição prática em campo. Após o término da aula, os alunos foram convidados a responder um questionário discursivo contendo perguntas sobre a importância das aulas práticas no processo de aprendizado. Realizou-se a análise das respostas, onde foi identificado que todos os alunos compreendem aula prática como forma de fixar as informações teóricas e vivenciar experiências que facilitem o processo de aprendizagem ao longo de sua formação e vida profissional" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID12707_TB2147_04052023182117.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIANE MARIA DE OLIVEIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "WILLIANE" "autor_email" => "williane.martins@ifac.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE (IFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }