DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94809 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 7555 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "A gestão é a base de qualquer organização, e um aspecto muito importante da educação. As escolas são espaços onde as relações sociais e os processos de aprendizagem são estimulados e valorizados, e sua estrutura e aspectos são constantemente pesquisados e analisados. No entanto, a democratização da gestão escolar, princípio previsto no arcabouço legal, é uma realidade distante em grande parte do cenário educacional brasileiro. Como instituição social, a escola deve ser administrada e gerida de acordo com as particularidades do público que atende. O objetivo do trabalho é defender a Gestão democrática e participativa como princípio e pressuposto do sucesso do cumprimento da missão escolar que é transmitir às novas gerações os conhecimentos historicamente construídos, além de fortalecer formas de sociabilidade que contribuam para a justiça social. Para isso, discutimos o papel do Gestor Escolar na implantação da Gestão democrática e participativa na escola, os desafios para a sua implementação e a necessidade de superá-los agregando todos os participantes da comunidade escolar. Levando em conta a temática escolhida para este trabalho, observa-se que a Gestão Escolar Democrática e participativa deve, circunstancialmente, possuir traços onde toda a comunidade esteja engajada nos processos decisórios da escola. A presente pesquisa não teve a pretensão de esgotar a temática, mas, adverte que para que a Gestão Democrática conquiste a sua plenitude é necessário um constante controle social de sua comunidade de modo que percebam que a participação de todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7555_TB230_10122023131104.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON DAVID MARTINS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "araujored1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94809 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 230 "inscrito_id" => 7555 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "A gestão é a base de qualquer organização, e um aspecto muito importante da educação. As escolas são espaços onde as relações sociais e os processos de aprendizagem são estimulados e valorizados, e sua estrutura e aspectos são constantemente pesquisados e analisados. No entanto, a democratização da gestão escolar, princípio previsto no arcabouço legal, é uma realidade distante em grande parte do cenário educacional brasileiro. Como instituição social, a escola deve ser administrada e gerida de acordo com as particularidades do público que atende. O objetivo do trabalho é defender a Gestão democrática e participativa como princípio e pressuposto do sucesso do cumprimento da missão escolar que é transmitir às novas gerações os conhecimentos historicamente construídos, além de fortalecer formas de sociabilidade que contribuam para a justiça social. Para isso, discutimos o papel do Gestor Escolar na implantação da Gestão democrática e participativa na escola, os desafios para a sua implementação e a necessidade de superá-los agregando todos os participantes da comunidade escolar. Levando em conta a temática escolhida para este trabalho, observa-se que a Gestão Escolar Democrática e participativa deve, circunstancialmente, possuir traços onde toda a comunidade esteja engajada nos processos decisórios da escola. A presente pesquisa não teve a pretensão de esgotar a temática, mas, adverte que para que a Gestão Democrática conquiste a sua plenitude é necessário um constante controle social de sua comunidade de modo que percebam que a participação de todos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID7555_TB230_10122023131104.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON DAVID MARTINS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANDERSON" "autor_email" => "araujored1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }