MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SERGIPE E OS RESULTADOS NO ENADE (2017/2021) E SAEB (2021): ANALISANDO A FORMAÇÃO INICIAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97313 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3544 "inscrito_id" => 6037 "titulo" => "MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SERGIPE E OS RESULTADOS NO ENADE (2017/2021) E SAEB (2021): ANALISANDO A FORMAÇÃO INICIAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Esta pesquisa é parte do trabalho de Mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes, vinculada à linha de pesquisa Educação e Formação Docente, que busca analisar oferta das matrizes do curso de Pedagogia no estado de Sergipe que tratam a formação inicial do pedagogo, considerando os resultados do ENADE (2017/2021) e do SAEB (2021) no que se refere ao componente curricular Matemática. A fim de vislumbrar caminhos que possibilitem a reflexão sobre a formação docente e meios pelos quais a Pedagogia venha a contribuir para suprir as necessidades e a importância do papel dos cursos de formação de professores, especificamente da formação de pedagogos que atuam no estado de Sergipe, bem como a organização do currículo para atender a essas finalidades. Nesse cenário, o estudo propõe descrever o contexto da formação dos docentes em Pedagogia a partir do histórico presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular; mapearas matrizes do curso de Pedagogia do estado de Sergipe e, em seguida, demonstrar, a partir do resultado do SAEB (2021) o contexto da formação inicial do pedagogo e os saberes específicos da Matemática. À luz de teóricos como Coutinho (2019), a pesquisa se utiliza da abordagem qualitativa de natureza exploratória, adotando como instrumento de coleta as bases de dados de dez instituições de Ensino Superior no estado Sergipe. A análise proposta nesse estudo, pauta-se na discussão do contexto da formação docente e do pedagogo, a partir dos pressupostos de Nóvoa (1998 2002); Tardif (2014); Charlot (2005, 2013, 2020), Saviani (2021), Lorenzato (2012 2019) e Nacarato (2017). Nesse sentido, espera-se que os resultados da pesquisa revelem o modo de formação proposta pelas DCNs do curso de Pedagogia, validada pelo ENADE, e suas consequências na formação do Pedagogo. Palavras-chave: Enade, Ensino da Matemática, Formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6037_TB3544_09092023213534.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA RAMIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CRISTINA Ramiro" "autor_email" => "crymatema@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97313 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3544 "inscrito_id" => 6037 "titulo" => "MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA NO ESTADO DE SERGIPE E OS RESULTADOS NO ENADE (2017/2021) E SAEB (2021): ANALISANDO A FORMAÇÃO INICIAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Esta pesquisa é parte do trabalho de Mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes, vinculada à linha de pesquisa Educação e Formação Docente, que busca analisar oferta das matrizes do curso de Pedagogia no estado de Sergipe que tratam a formação inicial do pedagogo, considerando os resultados do ENADE (2017/2021) e do SAEB (2021) no que se refere ao componente curricular Matemática. A fim de vislumbrar caminhos que possibilitem a reflexão sobre a formação docente e meios pelos quais a Pedagogia venha a contribuir para suprir as necessidades e a importância do papel dos cursos de formação de professores, especificamente da formação de pedagogos que atuam no estado de Sergipe, bem como a organização do currículo para atender a essas finalidades. Nesse cenário, o estudo propõe descrever o contexto da formação dos docentes em Pedagogia a partir do histórico presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular; mapearas matrizes do curso de Pedagogia do estado de Sergipe e, em seguida, demonstrar, a partir do resultado do SAEB (2021) o contexto da formação inicial do pedagogo e os saberes específicos da Matemática. À luz de teóricos como Coutinho (2019), a pesquisa se utiliza da abordagem qualitativa de natureza exploratória, adotando como instrumento de coleta as bases de dados de dez instituições de Ensino Superior no estado Sergipe. A análise proposta nesse estudo, pauta-se na discussão do contexto da formação docente e do pedagogo, a partir dos pressupostos de Nóvoa (1998 2002); Tardif (2014); Charlot (2005, 2013, 2020), Saviani (2021), Lorenzato (2012 2019) e Nacarato (2017). Nesse sentido, espera-se que os resultados da pesquisa revelem o modo de formação proposta pelas DCNs do curso de Pedagogia, validada pelo ENADE, e suas consequências na formação do Pedagogo. Palavras-chave: Enade, Ensino da Matemática, Formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6037_TB3544_09092023213534.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA RAMIRO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CRISTINA Ramiro" "autor_email" => "crymatema@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }