Esta pesquisa é parte do trabalho de Mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação da Universidade Tiradentes, vinculada à linha de pesquisa Educação e Formação Docente, que busca analisar oferta das matrizes do curso de Pedagogia no estado de Sergipe que tratam a formação inicial do pedagogo, considerando os resultados do ENADE (2017/2021) e do SAEB (2021) no que se refere ao componente curricular Matemática. A fim de vislumbrar caminhos que possibilitem a reflexão sobre a formação docente e meios pelos quais a Pedagogia venha a contribuir para suprir as necessidades e a importância do papel dos cursos de formação de professores, especificamente da formação de pedagogos que atuam no estado de Sergipe, bem como a organização do currículo para atender a essas finalidades. Nesse cenário, o estudo propõe descrever o contexto da formação dos docentes em Pedagogia a partir do histórico presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular; mapearas matrizes do curso de Pedagogia do estado de Sergipe e, em seguida, demonstrar, a partir do resultado do SAEB (2021) o contexto da formação inicial do pedagogo e os saberes específicos da Matemática. À luz de teóricos como Coutinho (2019), a pesquisa se utiliza da abordagem qualitativa de natureza exploratória, adotando como instrumento de coleta as bases de dados de dez instituições de Ensino Superior no estado Sergipe. A análise proposta nesse estudo, pauta-se na discussão do contexto da formação docente e do pedagogo, a partir dos pressupostos de Nóvoa (1998 2002); Tardif (2014); Charlot (2005, 2013, 2020), Saviani (2021), Lorenzato (2012 2019) e Nacarato (2017). Nesse sentido, espera-se que os resultados da pesquisa revelem o modo de formação proposta pelas DCNs do curso de Pedagogia, validada pelo ENADE, e suas consequências na formação do Pedagogo. Palavras-chave: Enade, Ensino da Matemática, Formação docente.