ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EVIDENCIANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99299 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6128 "inscrito_id" => 10020 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EVIDENCIANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA." "resumo" => "Muito se tem discutido sobre a inclusão escolar do/a estudante com deficiência/transtorno. No entanto, cabe perguntar quais práticas estão sendo utilizadas para garantir o acolhimento, a inclusão, a permanência, o conhecimento das especificidades e potencialidades dos/as discentes com deficiência/transtorno? Partimos da ideia de que há uma relação necessária do Atendimento Educacional Especializado - AEE com a família e com a escola, instituições determinantes para o sucesso da inclusão escolar. Isto por que levamos em consideração os desafios que ambas instituições enfrentam para que a inclusão seja acolhedora, afetiva e efetiva no ambiente escolar. O estudo proposto trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, tendo como participantes 4 professores/as do AEE pertencentes a duas escolas da rede pública. Diante do questionamento, este trabalho tem como objetivo identificar, ainda de forma exploratória, as práticas pedagógicas utilizadas no AEE, evidenciando a parceria família-escola no processo inclusivo dos/as estudantes com deficiência/transtorno. Como instrumento de pesquisa será utilizado questionário e para análise dos dados coletados será utilizada a técnica análise de conteúdo. A partir dos resultados intencionamos enfatizar possibilidades de ações e estratégias realizadas pelo/a docente do AEE em parceria com a família e a escola, priorizando o bem estar do/a estudante no processo de inclusão e permanência escolar. Como aparato teórico serão utilizadas algumas legislações e documentos referentes ao AEE, como por exemplo, a Resolução 04/2009. Mantoan (2015), Ramos (2010), Dessen e Polonia (2007). Acredita-se que o AEE e suas parcerias pode ofertar propostas que viabilizarão a inclusão escolar de maneira acolhedora, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, inclusiva e amorosa, bem como, promover a expansão do conhecimento sobre formação, inclusão e práticas pedagógicas mais inclusivas no espaço escolar para o tipo de atendimento dos aprendentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10020_TB6128_04102023121740.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY ELIAS DE FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY" "autor_email" => "shirleyfigueiredo18@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99299 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6128 "inscrito_id" => 10020 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EVIDENCIANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA." "resumo" => "Muito se tem discutido sobre a inclusão escolar do/a estudante com deficiência/transtorno. No entanto, cabe perguntar quais práticas estão sendo utilizadas para garantir o acolhimento, a inclusão, a permanência, o conhecimento das especificidades e potencialidades dos/as discentes com deficiência/transtorno? Partimos da ideia de que há uma relação necessária do Atendimento Educacional Especializado - AEE com a família e com a escola, instituições determinantes para o sucesso da inclusão escolar. Isto por que levamos em consideração os desafios que ambas instituições enfrentam para que a inclusão seja acolhedora, afetiva e efetiva no ambiente escolar. O estudo proposto trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, tendo como participantes 4 professores/as do AEE pertencentes a duas escolas da rede pública. Diante do questionamento, este trabalho tem como objetivo identificar, ainda de forma exploratória, as práticas pedagógicas utilizadas no AEE, evidenciando a parceria família-escola no processo inclusivo dos/as estudantes com deficiência/transtorno. Como instrumento de pesquisa será utilizado questionário e para análise dos dados coletados será utilizada a técnica análise de conteúdo. A partir dos resultados intencionamos enfatizar possibilidades de ações e estratégias realizadas pelo/a docente do AEE em parceria com a família e a escola, priorizando o bem estar do/a estudante no processo de inclusão e permanência escolar. Como aparato teórico serão utilizadas algumas legislações e documentos referentes ao AEE, como por exemplo, a Resolução 04/2009. Mantoan (2015), Ramos (2010), Dessen e Polonia (2007). Acredita-se que o AEE e suas parcerias pode ofertar propostas que viabilizarão a inclusão escolar de maneira acolhedora, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, inclusiva e amorosa, bem como, promover a expansão do conhecimento sobre formação, inclusão e práticas pedagógicas mais inclusivas no espaço escolar para o tipo de atendimento dos aprendentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10020_TB6128_04102023121740.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHIRLEY ELIAS DE FIGUEIRÊDO" "autor_nome_curto" => "SHIRLEY" "autor_email" => "shirleyfigueiredo18@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }