Este resumo se trata de um relato de experiência, a partir da aplicação da oficina intitulada “Proposituras para uma educação antirracista”, que ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Crateús. A oficina foi elaborada pelos participantes do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação e Cultura, na linha de pesquisa Relações étnico-raciais, Gênero e Políticas Educacionais e teve como objetivo apresentar propostas para graduandos e professores a serem aplicadas dentro da escola contribuindo para o ensino das relações étnico-raciais. Teve como metodologia, uma contextualização teórica acerca de como se desenvolve historicamente e politicamente as ações afirmativas no país, de que forma o racismo opera na sociedade e como a Lei 10.639/2003 é uma das principais ações afirmativas em seus 20 anos desde sua aprovação, além de apresentar proposituras diversas no formato de projetos para aplicação em escolas de ensino fundamental e médio, o referencial teórico foi ancorado em pensadores que contribuem no debate acerca das ações afirmativas, do racismo e da Lei 10.639/2003. Os resultados obtidos foram as contribuições dos presentes na oficina, em um número de 45 presentes, sendo tanto público externo como interno, e a produção de caderno contendo uma síntese da oficina, com a contextualização teórica e as proposituras em formas para aplicação, sendo disponibilizados para todos que estavam presentes na oficina.