Frente ao contexto sócio-histórico do racismo e sua propagação na sociedade brasileira contemporânea, a reflexão sobre o tema com a comunidade é crucial para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Nessa perspectiva, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), desenvolvido pelos Institutos Federais, tem a função de atuar no direcionamento de estudos, pesquisas e ações de extensão, que promovem reflexões sobre questões étnico-raciais, constituindo formas alternativas de abordagem na construção de espaços para o exercício da criticidade da comunidade acadêmica. Este trabalho consiste em um relato de experiência de um discente bolsista do NEABI do IFCE Cedro, com o objetivo de demonstrar o impacto do Núcleo na construção da visão reflexiva e crítica do discente acerca dos desafios na pauta étnico-racial, como também sua importância no fortalecimento da formação acadêmica do aluno. Aos membros do NEABI, oportunizou-se a participação ativa em rodas de conversa, palestras, apresentações diversas, organização de eventos e reflexões acerca dos temas propostos. Dentre as experiências, a mais significativas foi a primeira atividade formativa, tendo como ponto de partida a obra "Pequeno Manual Antirracista", da autora Djamila Ribeiro. Essa leitura, acompanhada de reflexões, revelou uma nova perspectiva sobre o preconceito na contemporaneidade, ressaltando temas como racismo, negritude, branquitude, violência racial e cultural na atualidade e, a partir desses conhecimentos e de outros adquiridos ao longo da jornada no Núcleo, foi possível a construção de um senso crítico, juntamente com o interesse por outros temas na perspectiva das relações étnico-raciais. Deste modo, percebemos que as experiências geradas pelo NEABI são primordiais e extremamente válidas para a consolidação de conhecimento que darão origem ao pensamento crítico e a ações, contribuindo para a construção do saber e do agir, que devem ser trabalhados continuamente, por se tratar de um processo em construção.