Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

A IMPORTÂNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO NEABI DO IFCE CEDRO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102650
    "edicao_id" => 318
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 478
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO NEABI DO IFCE CEDRO"
    "resumo" => "Frente ao contexto sócio-histórico do racismo e sua propagação na sociedade brasileira contemporânea, a reflexão sobre o tema com a comunidade é crucial para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Nessa perspectiva, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), desenvolvido pelos Institutos Federais, tem a função de atuar no direcionamento de estudos, pesquisas e ações de extensão, que promovem reflexões sobre questões étnico-raciais, constituindo formas alternativas de abordagem na construção de espaços para o exercício da criticidade da comunidade acadêmica. Este trabalho consiste em um relato de experiência de um discente bolsista do NEABI do IFCE Cedro, com o objetivo de demonstrar o impacto do Núcleo na construção da visão reflexiva e crítica do discente acerca dos desafios na pauta étnico-racial, como também sua importância no fortalecimento da formação acadêmica do aluno. Aos membros do NEABI, oportunizou-se a participação ativa em rodas de conversa, palestras, apresentações diversas, organização de eventos e reflexões acerca dos temas propostos. Dentre as experiências, a mais significativas foi a primeira atividade formativa, tendo como ponto de partida a obra "Pequeno Manual Antirracista", da autora Djamila Ribeiro. Essa leitura, acompanhada de reflexões, revelou uma nova perspectiva sobre o preconceito na contemporaneidade, ressaltando temas como racismo, negritude, branquitude, violência racial e cultural na atualidade e, a partir desses conhecimentos e de outros adquiridos ao longo da jornada no Núcleo, foi possível a construção de um senso crítico, juntamente com o interesse por outros temas na perspectiva das relações étnico-raciais. Deste modo, percebemos que as experiências geradas pelo NEABI são primordiais e extremamente válidas para a consolidação de conhecimento que darão origem ao pensamento crítico e a ações, contribuindo para a construção do saber e do agir, que devem ser trabalhados continuamente, por se tratar de um processo em construção."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD3_ID478_TB93_14122023181955.pdf"
    "created_at" => "2024-01-23 08:56:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIO SANTOS DA PAZ"
    "autor_nome_curto" => "FABRICIO"
    "autor_email" => "fabricio.santos.paz09@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)  Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica"
    "edicao_evento" => """
      XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n
      Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica
      """
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-23"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57"
    "publicacao_id" => 104
    "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA"
    "publicacao_codigo" => "2318-6720"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102650
    "edicao_id" => 318
    "trabalho_id" => 93
    "inscrito_id" => 478
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO NEABI DO IFCE CEDRO"
    "resumo" => "Frente ao contexto sócio-histórico do racismo e sua propagação na sociedade brasileira contemporânea, a reflexão sobre o tema com a comunidade é crucial para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Nessa perspectiva, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), desenvolvido pelos Institutos Federais, tem a função de atuar no direcionamento de estudos, pesquisas e ações de extensão, que promovem reflexões sobre questões étnico-raciais, constituindo formas alternativas de abordagem na construção de espaços para o exercício da criticidade da comunidade acadêmica. Este trabalho consiste em um relato de experiência de um discente bolsista do NEABI do IFCE Cedro, com o objetivo de demonstrar o impacto do Núcleo na construção da visão reflexiva e crítica do discente acerca dos desafios na pauta étnico-racial, como também sua importância no fortalecimento da formação acadêmica do aluno. Aos membros do NEABI, oportunizou-se a participação ativa em rodas de conversa, palestras, apresentações diversas, organização de eventos e reflexões acerca dos temas propostos. Dentre as experiências, a mais significativas foi a primeira atividade formativa, tendo como ponto de partida a obra "Pequeno Manual Antirracista", da autora Djamila Ribeiro. Essa leitura, acompanhada de reflexões, revelou uma nova perspectiva sobre o preconceito na contemporaneidade, ressaltando temas como racismo, negritude, branquitude, violência racial e cultural na atualidade e, a partir desses conhecimentos e de outros adquiridos ao longo da jornada no Núcleo, foi possível a construção de um senso crítico, juntamente com o interesse por outros temas na perspectiva das relações étnico-raciais. Deste modo, percebemos que as experiências geradas pelo NEABI são primordiais e extremamente válidas para a consolidação de conhecimento que darão origem ao pensamento crítico e a ações, contribuindo para a construção do saber e do agir, que devem ser trabalhados continuamente, por se tratar de um processo em construção."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD3_ID478_TB93_14122023181955.pdf"
    "created_at" => "2024-01-23 08:56:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIO SANTOS DA PAZ"
    "autor_nome_curto" => "FABRICIO"
    "autor_email" => "fabricio.santos.paz09@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)  Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica"
    "edicao_evento" => """
      XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n
      Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica
      """
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-23"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57"
    "publicacao_id" => 104
    "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA"
    "publicacao_codigo" => "2318-6720"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

Frente ao contexto sócio-histórico do racismo e sua propagação na sociedade brasileira contemporânea, a reflexão sobre o tema com a comunidade é crucial para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Nessa perspectiva, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), desenvolvido pelos Institutos Federais, tem a função de atuar no direcionamento de estudos, pesquisas e ações de extensão, que promovem reflexões sobre questões étnico-raciais, constituindo formas alternativas de abordagem na construção de espaços para o exercício da criticidade da comunidade acadêmica. Este trabalho consiste em um relato de experiência de um discente bolsista do NEABI do IFCE Cedro, com o objetivo de demonstrar o impacto do Núcleo na construção da visão reflexiva e crítica do discente acerca dos desafios na pauta étnico-racial, como também sua importância no fortalecimento da formação acadêmica do aluno. Aos membros do NEABI, oportunizou-se a participação ativa em rodas de conversa, palestras, apresentações diversas, organização de eventos e reflexões acerca dos temas propostos. Dentre as experiências, a mais significativas foi a primeira atividade formativa, tendo como ponto de partida a obra "Pequeno Manual Antirracista", da autora Djamila Ribeiro. Essa leitura, acompanhada de reflexões, revelou uma nova perspectiva sobre o preconceito na contemporaneidade, ressaltando temas como racismo, negritude, branquitude, violência racial e cultural na atualidade e, a partir desses conhecimentos e de outros adquiridos ao longo da jornada no Núcleo, foi possível a construção de um senso crítico, juntamente com o interesse por outros temas na perspectiva das relações étnico-raciais. Deste modo, percebemos que as experiências geradas pelo NEABI são primordiais e extremamente válidas para a consolidação de conhecimento que darão origem ao pensamento crítico e a ações, contribuindo para a construção do saber e do agir, que devem ser trabalhados continuamente, por se tratar de um processo em construção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.