A NOÇÃO DE CONTROLE, A PARTIR DO CURRÍCULO DESENVOLVIDO NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102593 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "A NOÇÃO DE CONTROLE, A PARTIR DO CURRÍCULO DESENVOLVIDO NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Este trabalho discute o currículo na perspectiva de controle levando em consideração os processos pedagógicos fundamentados nas teorias curriculares. Refletiu-se como o currículo articula as práticas educacionais, a partir da escolha de teorização. Problematizou-se sobre quem escolhe o que estudamos, no sentido de entender a colonialidade implícita na organização escolar e aplicada ao longo do percurso formativo. A pesquisa buscou evidenciar implicações curriculares de reprodução cultural que asseverassem a estrutura social, com o intuito de promover demarcações às potencialidades transformadoras. Contextualizou-se, por tanto, práticas arraigadas, em contraposição à ressignificação de tais práticas, tendo em vista à superação do objetivismo na construção do currículo emancipador. Buscou-se trazer nessa contribuição arranjos curriculares do contexto social e cultural para o alcance da mudança social, com base na desconstrução de mitos e ideologias de aprisionamento à realidade. Os resultados apontaram que a robustez da colonização como instrumento de dominação, mantém os mais vulneráveis submergidos com ideias que lhes são próprias, os impedindo ao desenvolvimento da criticidade. Conclui-se que o movimento de colonizador segue lentamente entre o currículo prescrito/oficializado (currículo vivido/praticado) e o apreendido pelo educando. Materiais didáticos, utilizados em sala de aula, especialmente, o livro didático, tem mitigado a autonomia docente cotidianamente nas instituições de ensino, com a severidade do currículo oficial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID172_TB29_14122023175028.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LUAN LIMA ALVES" "autor_nome_curto" => "LUAN LIMA" "autor_email" => "francisco.luan.lima05@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102593 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "A NOÇÃO DE CONTROLE, A PARTIR DO CURRÍCULO DESENVOLVIDO NOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Este trabalho discute o currículo na perspectiva de controle levando em consideração os processos pedagógicos fundamentados nas teorias curriculares. Refletiu-se como o currículo articula as práticas educacionais, a partir da escolha de teorização. Problematizou-se sobre quem escolhe o que estudamos, no sentido de entender a colonialidade implícita na organização escolar e aplicada ao longo do percurso formativo. A pesquisa buscou evidenciar implicações curriculares de reprodução cultural que asseverassem a estrutura social, com o intuito de promover demarcações às potencialidades transformadoras. Contextualizou-se, por tanto, práticas arraigadas, em contraposição à ressignificação de tais práticas, tendo em vista à superação do objetivismo na construção do currículo emancipador. Buscou-se trazer nessa contribuição arranjos curriculares do contexto social e cultural para o alcance da mudança social, com base na desconstrução de mitos e ideologias de aprisionamento à realidade. Os resultados apontaram que a robustez da colonização como instrumento de dominação, mantém os mais vulneráveis submergidos com ideias que lhes são próprias, os impedindo ao desenvolvimento da criticidade. Conclui-se que o movimento de colonizador segue lentamente entre o currículo prescrito/oficializado (currículo vivido/praticado) e o apreendido pelo educando. Materiais didáticos, utilizados em sala de aula, especialmente, o livro didático, tem mitigado a autonomia docente cotidianamente nas instituições de ensino, com a severidade do currículo oficial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID172_TB29_14122023175028.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LUAN LIMA ALVES" "autor_nome_curto" => "LUAN LIMA" "autor_email" => "francisco.luan.lima05@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }