LETRAMENTO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR: SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO RACIAL NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM JAGUARIBE, CEARÁ
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102644 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 506 "titulo" => "LETRAMENTO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR: SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO RACIAL NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM JAGUARIBE, CEARÁ" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência das ações de educação racial que foram desenvolvidas com adolescentes no ambiente escolar de ensino fundamental. Essas atividades foram promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE Campus Jaguaribe, no período de agosto e setembro de 2023. O objetivo foi fomentar o letramento racial por meio da implementação de atividades educativas que aumentassem a consciência e a sensibilidade dos alunos acerca da valorização e do respeito à diversidade racial, além de estabelecer, simultaneamente, um ambiente seguro e acolhedor para o diálogo sobre racismo, discriminação e privilégios. As ações foram organizadas com o apoio da direção escolar em uma escola de Ensino Fundamental, no município de Jaguaribe, Ceará, que disponibilizou as turmas do 9º ano matutino e vespertino. As atividades envolveram a aplicação de uma oficina de letramento racial. Neste trabalho, optou-se pela metodologia de caráter descritivo qualitativo. Foi observado na ação a potencialidade do letramento racial na vida dos adolescentes, introduzindo e reforçando conceitos sociais sobre empoderamento, respeito e diversidade, desmistificando todos os tabus acerca dos estudos étnico raciais, reconhecendo a importância de discutir questões raciais desde cedo, a fim de combater o racismo. As atividades buscaram promover a autoestima e a valorização das identidades culturais de cada aluno, independente de sua etnia, envolvendo a inclusão de conteúdos que abordaram a história e a cultura afro-brasileira, indígena e de outras minorias em seu currículo. O letramento racial pode promover mudanças sociais, combatendo o racismo, promovendo a inclusão, capacitando os alunos com conhecimento, consciência e sensibilidade sobre questões raciais, ajudando a construir uma comunidade escolar justa e igualitária, para que as crianças se sintam respeitadas e valorizadas independente da sua cor e etnia." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD3_ID506_TB86_14122023144401.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUANA VIANA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Luana Viana" "autor_email" => "vianalu71@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102644 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 506 "titulo" => "LETRAMENTO RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR: SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO RACIAL NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM JAGUARIBE, CEARÁ" "resumo" => "Este trabalho relata a experiência das ações de educação racial que foram desenvolvidas com adolescentes no ambiente escolar de ensino fundamental. Essas atividades foram promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE Campus Jaguaribe, no período de agosto e setembro de 2023. O objetivo foi fomentar o letramento racial por meio da implementação de atividades educativas que aumentassem a consciência e a sensibilidade dos alunos acerca da valorização e do respeito à diversidade racial, além de estabelecer, simultaneamente, um ambiente seguro e acolhedor para o diálogo sobre racismo, discriminação e privilégios. As ações foram organizadas com o apoio da direção escolar em uma escola de Ensino Fundamental, no município de Jaguaribe, Ceará, que disponibilizou as turmas do 9º ano matutino e vespertino. As atividades envolveram a aplicação de uma oficina de letramento racial. Neste trabalho, optou-se pela metodologia de caráter descritivo qualitativo. Foi observado na ação a potencialidade do letramento racial na vida dos adolescentes, introduzindo e reforçando conceitos sociais sobre empoderamento, respeito e diversidade, desmistificando todos os tabus acerca dos estudos étnico raciais, reconhecendo a importância de discutir questões raciais desde cedo, a fim de combater o racismo. As atividades buscaram promover a autoestima e a valorização das identidades culturais de cada aluno, independente de sua etnia, envolvendo a inclusão de conteúdos que abordaram a história e a cultura afro-brasileira, indígena e de outras minorias em seu currículo. O letramento racial pode promover mudanças sociais, combatendo o racismo, promovendo a inclusão, capacitando os alunos com conhecimento, consciência e sensibilidade sobre questões raciais, ajudando a construir uma comunidade escolar justa e igualitária, para que as crianças se sintam respeitadas e valorizadas independente da sua cor e etnia." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD3_ID506_TB86_14122023144401.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUANA VIANA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Luana Viana" "autor_email" => "vianalu71@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }