EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102619 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 85 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O artigo trata da importância da incorporação da educação para as relações étnico-raciais na formação de licenciandos de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crateús. Tais estudos são um desafio atualmente para professores e futuros professores, por sua urgência, e contribuir para o combate ao racismo e preconceitos dentro das escolas. Abarca a geografia por esta ciência requer do estudante, pensamento crítico, análise sócio-espacial, e estudo sobre a formação do território e sua população, sendo neste aspecto que o artigo se estrutura, já que o Brasil, forma-se por povos indígenas, africanos e europeus, dentre outras etnias imigrantes ao Brasil, durante os anos coloniais ou posteriormente. Têm-se como objetivo averiguar quais as possíveis formas de contribuição dos estudos étnico-raciais na formação do professor de geografia, como a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 estão contempladas dentro da grade curricular do referido curso, construindo assim uma educação antirracista. A metodologia configura-se em bibliografia ancorada em Almeida (2019); Brito (2011); Giroux (1997); Gomes (2008); Negreiros (2017) e Silva (2013), que tratam sobre a importância da relevância da temática ancoradas nas leis supracitadas, e a contribuição destas para a formação inicial dos futuros docentes; pesquisa documental, a partir de uma análise do Projeto Pedagógico do curso em questão, verificando como os estudos étnico-raciais são abordados nas ementas e ao longo de todo o PPC; pesquisa de campo, a partir de uma pesquisa estruturada aplicada a licenciandos e docentes do curso, objetivando compreender a importância da educação para as relações étnico-raciais. O artigo é necessário diante do cenário de bases da formação do território brasileiro e sua população, além da contribuição dos estudos étnico-raciais na construção acadêmica, pessoal e social do licenciando em geografia, preparando o mesmo para contribuir com uma educação plural e sociedade antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID85_TB60_29112023190128.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ALINE VIEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "ANA ALINE" "autor_email" => "ana.vieira.alves05@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102619 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 85 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O artigo trata da importância da incorporação da educação para as relações étnico-raciais na formação de licenciandos de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crateús. Tais estudos são um desafio atualmente para professores e futuros professores, por sua urgência, e contribuir para o combate ao racismo e preconceitos dentro das escolas. Abarca a geografia por esta ciência requer do estudante, pensamento crítico, análise sócio-espacial, e estudo sobre a formação do território e sua população, sendo neste aspecto que o artigo se estrutura, já que o Brasil, forma-se por povos indígenas, africanos e europeus, dentre outras etnias imigrantes ao Brasil, durante os anos coloniais ou posteriormente. Têm-se como objetivo averiguar quais as possíveis formas de contribuição dos estudos étnico-raciais na formação do professor de geografia, como a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 estão contempladas dentro da grade curricular do referido curso, construindo assim uma educação antirracista. A metodologia configura-se em bibliografia ancorada em Almeida (2019); Brito (2011); Giroux (1997); Gomes (2008); Negreiros (2017) e Silva (2013), que tratam sobre a importância da relevância da temática ancoradas nas leis supracitadas, e a contribuição destas para a formação inicial dos futuros docentes; pesquisa documental, a partir de uma análise do Projeto Pedagógico do curso em questão, verificando como os estudos étnico-raciais são abordados nas ementas e ao longo de todo o PPC; pesquisa de campo, a partir de uma pesquisa estruturada aplicada a licenciandos e docentes do curso, objetivando compreender a importância da educação para as relações étnico-raciais. O artigo é necessário diante do cenário de bases da formação do território brasileiro e sua população, além da contribuição dos estudos étnico-raciais na construção acadêmica, pessoal e social do licenciando em geografia, preparando o mesmo para contribuir com uma educação plural e sociedade antirracista." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID85_TB60_29112023190128.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ALINE VIEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "ANA ALINE" "autor_email" => "ana.vieira.alves05@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }