A LEI Nº 10.639/03 COMO BASE PARA UMA ABORDAGEM CURRICULAR ANTIRRACISTA NO VALE DO ITAJAÍ-SC
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102631 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 345 "titulo" => "A LEI Nº 10.639/03 COMO BASE PARA UMA ABORDAGEM CURRICULAR ANTIRRACISTA NO VALE DO ITAJAÍ-SC" "resumo" => "Este trabalho apresenta o projeto de pesquisa que está em andamento intitulado: construindo o percurso da afro ciência no vale do Itajaí: como as leis têm sido aplicadas? O objetivo é compreender como tem se dado a aplicação da Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares para a Educação para as Relações Étnico Raciais em escolas do Vale do Itajaí – SC. A partir da emissão Lei nº 10.639/03, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, o currículo eurocêntrico e apartado da realidade social do Brasil, passa a ser questionado. A educação brasileira, assentada em uma dualidade estrutural, oriunda da dualidade da sociedade, que traz a oposição entre a educação da classe trabalhadora e a ofertada para os que possuem o monopólio dos meios de produção na sociedade capitalista. Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia surgem como uma proposta contra hegemônica na área educacional, que se contrapondo a essa situação materializam um terreno propício para discussões sobre questões da realidade social, onde estão as questões de raça e as interseccionalidades com classe e gênero. Assim, a pesquisa como princípio pedagógico se coloca como elemento fundamental para elucidar as relações desiguais construídas historicamente no Brasil. A pesquisa será realizada nos municípios de Gaspar e Blumenau no Médio Vale do Itajaí - SC; sendo essa região do Sul do Brasil, com grande presença de descendentes de imigrantes europeus, notadamente da Itália e Alemanha. O instrumento de pesquisa será aplicado pela realização de entrevistas semiestruturadas com servidores das escolas a serem pesquisadas; e a partir das demandas levantadas sobre o ensino de Educação para as Relações Étnico Raciais, propor um ciclo de formações continuadas sobre o tema, com a intenção de contribuir com a implantação da Lei 10.639/03, no sistema de educação básica do Vale do Itajaí." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD1_ID345_TB72_16102023233914.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HERCULANO GUILHERME" "autor_nome_curto" => "LUIZ HERCULANO" "autor_email" => "luizherculano@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102631 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 345 "titulo" => "A LEI Nº 10.639/03 COMO BASE PARA UMA ABORDAGEM CURRICULAR ANTIRRACISTA NO VALE DO ITAJAÍ-SC" "resumo" => "Este trabalho apresenta o projeto de pesquisa que está em andamento intitulado: construindo o percurso da afro ciência no vale do Itajaí: como as leis têm sido aplicadas? O objetivo é compreender como tem se dado a aplicação da Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares para a Educação para as Relações Étnico Raciais em escolas do Vale do Itajaí – SC. A partir da emissão Lei nº 10.639/03, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, o currículo eurocêntrico e apartado da realidade social do Brasil, passa a ser questionado. A educação brasileira, assentada em uma dualidade estrutural, oriunda da dualidade da sociedade, que traz a oposição entre a educação da classe trabalhadora e a ofertada para os que possuem o monopólio dos meios de produção na sociedade capitalista. Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia surgem como uma proposta contra hegemônica na área educacional, que se contrapondo a essa situação materializam um terreno propício para discussões sobre questões da realidade social, onde estão as questões de raça e as interseccionalidades com classe e gênero. Assim, a pesquisa como princípio pedagógico se coloca como elemento fundamental para elucidar as relações desiguais construídas historicamente no Brasil. A pesquisa será realizada nos municípios de Gaspar e Blumenau no Médio Vale do Itajaí - SC; sendo essa região do Sul do Brasil, com grande presença de descendentes de imigrantes europeus, notadamente da Itália e Alemanha. O instrumento de pesquisa será aplicado pela realização de entrevistas semiestruturadas com servidores das escolas a serem pesquisadas; e a partir das demandas levantadas sobre o ensino de Educação para as Relações Étnico Raciais, propor um ciclo de formações continuadas sobre o tema, com a intenção de contribuir com a implantação da Lei 10.639/03, no sistema de educação básica do Vale do Itajaí." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD1_ID345_TB72_16102023233914.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HERCULANO GUILHERME" "autor_nome_curto" => "LUIZ HERCULANO" "autor_email" => "luizherculano@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }