COTAS RACIAIS, POSSO OU NÃO PARTICIPAR?
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102639 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 2 "titulo" => "COTAS RACIAIS, POSSO OU NÃO PARTICIPAR?" "resumo" => "A implementação de medidas temporárias com o intuito de reduzir as desigualdades que foram acumuladas ao longo da história e o trabalho com ações afirmativas são elucidações de que o princípio da isonomia, previsto no artigo 5º da Constituição Federal, ainda não é suficiente para garantir a justa cidadania a todos. No âmbito educacional, cabe às instituições proporcionarem o acesso a uma educação de qualidade aos mais diversos grupos e classes sociais. Com base nisso, o presente estudo produziu e difundiu o primeiro material informativo/educativo do Nordeste sobre o processo de autodeclaração e heteroidentificação, como etapa complementar aos processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos, tecnológico e superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). As demandas verificadas pela Comissão Local de Heteroidentificação associadas a dificuldades dos candidatos em ler e compreender os termos técnicos dos editais dos processos seletivos evidenciou a necessidade de se desenvolver estratégias de divulgação, orientação e compreensão do debate concernente às cotas raciais junto às escolas de Educação Básica estaduais e municipais de Quixadá. Dessa forma, a partir do projeto “Enegrecendo Informações", executado pela comunidade do IFCE - campus Quixadá, foi elaborada a cartilha denominada de “O processo de Heteroidentificação” em 2021 e atualizada em 2023. Devido a sua didática e importância o material formulado teve a sua divulgação realizada na rede institucional do IFCE. Essa cartilha permitiu a discussão de ações afirmativas, disseminando e incentivando os jovens candidatos a compreenderem seu processo de pertencimento à sociedade por meio das cotas. Ademais, o material elaborado permitiu que os candidatos reconhecessem os seus fenótipos como preto ou não e, garantiu a ampliação do universo das cotas como direito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 08: Política de cotas e inclusão no Brasil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID2_TB80_30112023001015.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE RODRIGUES DA SILVA MATOS" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "danielle.rodrigues@ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102639 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 2 "titulo" => "COTAS RACIAIS, POSSO OU NÃO PARTICIPAR?" "resumo" => "A implementação de medidas temporárias com o intuito de reduzir as desigualdades que foram acumuladas ao longo da história e o trabalho com ações afirmativas são elucidações de que o princípio da isonomia, previsto no artigo 5º da Constituição Federal, ainda não é suficiente para garantir a justa cidadania a todos. No âmbito educacional, cabe às instituições proporcionarem o acesso a uma educação de qualidade aos mais diversos grupos e classes sociais. Com base nisso, o presente estudo produziu e difundiu o primeiro material informativo/educativo do Nordeste sobre o processo de autodeclaração e heteroidentificação, como etapa complementar aos processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos, tecnológico e superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). As demandas verificadas pela Comissão Local de Heteroidentificação associadas a dificuldades dos candidatos em ler e compreender os termos técnicos dos editais dos processos seletivos evidenciou a necessidade de se desenvolver estratégias de divulgação, orientação e compreensão do debate concernente às cotas raciais junto às escolas de Educação Básica estaduais e municipais de Quixadá. Dessa forma, a partir do projeto “Enegrecendo Informações", executado pela comunidade do IFCE - campus Quixadá, foi elaborada a cartilha denominada de “O processo de Heteroidentificação” em 2021 e atualizada em 2023. Devido a sua didática e importância o material formulado teve a sua divulgação realizada na rede institucional do IFCE. Essa cartilha permitiu a discussão de ações afirmativas, disseminando e incentivando os jovens candidatos a compreenderem seu processo de pertencimento à sociedade por meio das cotas. Ademais, o material elaborado permitiu que os candidatos reconhecessem os seus fenótipos como preto ou não e, garantiu a ampliação do universo das cotas como direito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 08: Política de cotas e inclusão no Brasil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID2_TB80_30112023001015.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE RODRIGUES DA SILVA MATOS" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "danielle.rodrigues@ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }