Para compreender a importância do ensino e aprendizagem da tabuada convém destacar que os conteúdos de matemática são organizados seguindo uma sequência lógica, e a má compreensão de um tópico pode interferir na compreensão dos próximos. Desta forma, quando os discentes não conseguem compreender a tabuada de multiplicação, em sua maioria, apresentam dificuldades no desenvolvimento dos conteúdos posteriores, os quais exigem a compreensão da tabuada. Assim, a Tábua de Pitágoras e o Jogo dos Seixos se mostram importantes ferramentas de ensino para o desenvolvimento do raciocínio lógico e entendimento dos processos que permeiam a operação de multiplicação. No presente trabalho, apresentamos um breve relato sobre nossa experiência na disciplina Estágio Supervisionado II, o qual elaboramos e desenvolvemos uma Oficina de Tabuada de Multiplicação para as turmas de 6º, 8º e 9º anos do Colégio Estadual Zeca Batista. A luz de Nürnberg (2008), Holanda e Costa (2018), Oliveira (2021) e Bigode e Frant (2011), lançamos mão de práticas pedagógicas intencionais, os quais valorizam a tabuada como um produto de um longo processo histórico que envolve diferentes significações de operação de multiplicação, e seu ensino foi permeado de práticas pedagógicas intencionais, de modo que valorizamos a repetição significativa e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ao fim do trabalho, percebemos grande evolução dos alunos no que se diz respeito ao entendimento das diferentes conjecturas presentes na operação de multiplicação.