A priori, este trabalho tem como objetivo relatar de modo reflexivo ás experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica em duas escolas (Dom Pedro II e Dom Henrique Ruth), registrando, em particular, os contributos do programa para a formação inicial dos seus residentes. Para alcançar tal propósito utilizar-se-á aqui como referencial teórico Silvestre e Valente (2014), Pimenta e Lima (2017), Imbernón (2014) e Wittker (2017) os quais argumentam que o contato dos licenciandos com o ambiente escolar por meio do PRP contribui de maneira eficaz durante sua formação. Segundo os autores, a união do meio acadêmico e escola-campo é muito importante para que se aproveite todas as fases dos estágios e das práticas pedagógicas.Além disso, utilizamo-nos como pressupostos metodológicos de análise a pesquisa qualitativa e, como instrumento de coleta de dados a observação em sala de aula, as regências e os registros escritos colhidos dos relatórios produzidos por nós, licenciandos do curso de Letras Português da UFAC, campus Floresta, durante nossa residência nas duas escolas-campo, aqui já citados. Sendo assim, o Programa da Residência Pedagógica, oportuniza aos residentes vivenciar a realidade nas escolas desde o planejamento das aulas até o seu funcionamento e organização interna, fazendo com que os mesmos desenvolvam autonomia, desenvoltura e segurança sobre o fazer docente, através da troca mútua de saberes entre a universidade e a escola, e da aproximação entrea formação acadêmica e as reais demandas do ensino público.