Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REFLETINDO COM O DIÁRIO DE BORDO NA JORNADA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: CONEXÕES E APRENDIZADOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104566
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2198
    "inscrito_id" => 4028
    "titulo" => "REFLETINDO COM O DIÁRIO DE BORDO NA JORNADA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: CONEXÕES E APRENDIZADOS"
    "resumo" => "O diário de bordo tem sido utilizado em diferentes campos para documentar as experiências em curso de um trabalho individual ou coletivo. O objetivo do relato é apresentar os resultados de uma abordagem metodológica que valoriza a prática reflexiva por meio do diário de bordo e sua utilização na jornada de pibidianos de Educação Física. Trata-se de um relato de experiência exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, referente uma ação pedagógica vivenciada por estudantes bolsistas vinculados ao subprojeto do PIBID Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. A experiência corresponde ao recorte de registro das vivências de três discentes sobre o processo de formação nas reuniões coletivas do subprojeto e na escola Centro de Ensino de Tempo Integral João Henrique de Sousa Almeida. A partir dos registros nos diários de bordo foram compiladas as seguintes categorias de análise: conhecendo a escola e a professora supervisora, a imersão em projetos escolares e para além dos muros da escola. As percepções descritas nos diários revelam a satisfação dos bolsistas quando se referem a interação com a professora supervisora e as atividades de formação ofertadas pelo subprojeto, deixando claro o impacto da experiência para a formação de sua identidade docente. Concluímos que o diário de bordo é uma estratégia interessante para o registro da jornada pibidiana pois possibilita fazer conexões e aprendizado, além de ser um importante instrumento de memória das vivências no subprojeto."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD1_ID4028_TB2198_22112023102141.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDRIAN KAWAN GONÇALVES LEITE"
    "autor_nome_curto" => "WALDRIAN"
    "autor_email" => "wkawangoncalvesleite@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104566
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2198
    "inscrito_id" => 4028
    "titulo" => "REFLETINDO COM O DIÁRIO DE BORDO NA JORNADA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: CONEXÕES E APRENDIZADOS"
    "resumo" => "O diário de bordo tem sido utilizado em diferentes campos para documentar as experiências em curso de um trabalho individual ou coletivo. O objetivo do relato é apresentar os resultados de uma abordagem metodológica que valoriza a prática reflexiva por meio do diário de bordo e sua utilização na jornada de pibidianos de Educação Física. Trata-se de um relato de experiência exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, referente uma ação pedagógica vivenciada por estudantes bolsistas vinculados ao subprojeto do PIBID Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. A experiência corresponde ao recorte de registro das vivências de três discentes sobre o processo de formação nas reuniões coletivas do subprojeto e na escola Centro de Ensino de Tempo Integral João Henrique de Sousa Almeida. A partir dos registros nos diários de bordo foram compiladas as seguintes categorias de análise: conhecendo a escola e a professora supervisora, a imersão em projetos escolares e para além dos muros da escola. As percepções descritas nos diários revelam a satisfação dos bolsistas quando se referem a interação com a professora supervisora e as atividades de formação ofertadas pelo subprojeto, deixando claro o impacto da experiência para a formação de sua identidade docente. Concluímos que o diário de bordo é uma estratégia interessante para o registro da jornada pibidiana pois possibilita fazer conexões e aprendizado, além de ser um importante instrumento de memória das vivências no subprojeto."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD1_ID4028_TB2198_22112023102141.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDRIAN KAWAN GONÇALVES LEITE"
    "autor_nome_curto" => "WALDRIAN"
    "autor_email" => "wkawangoncalvesleite@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O diário de bordo tem sido utilizado em diferentes campos para documentar as experiências em curso de um trabalho individual ou coletivo. O objetivo do relato é apresentar os resultados de uma abordagem metodológica que valoriza a prática reflexiva por meio do diário de bordo e sua utilização na jornada de pibidianos de Educação Física. Trata-se de um relato de experiência exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, referente uma ação pedagógica vivenciada por estudantes bolsistas vinculados ao subprojeto do PIBID Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. A experiência corresponde ao recorte de registro das vivências de três discentes sobre o processo de formação nas reuniões coletivas do subprojeto e na escola Centro de Ensino de Tempo Integral João Henrique de Sousa Almeida. A partir dos registros nos diários de bordo foram compiladas as seguintes categorias de análise: conhecendo a escola e a professora supervisora, a imersão em projetos escolares e para além dos muros da escola. As percepções descritas nos diários revelam a satisfação dos bolsistas quando se referem a interação com a professora supervisora e as atividades de formação ofertadas pelo subprojeto, deixando claro o impacto da experiência para a formação de sua identidade docente. Concluímos que o diário de bordo é uma estratégia interessante para o registro da jornada pibidiana pois possibilita fazer conexões e aprendizado, além de ser um importante instrumento de memória das vivências no subprojeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.