O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência teórico-prática dentro da experiência docente de estudantes da graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, através do Programa Residência Pedagógica (PRP). O PRP, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), visa inserir estudantes de licenciatura em escolas públicas para desenvolver habilidades como futuros professores, estreitando a relação entre Instituições de Ensino Superior e escolas, estimulando pesquisa e produção acadêmica baseadas em vivências em sala de aula. O subprojeto Ciências da Natureza abrange Biologia, Química e Física, com 30 bolsistas e 4 voluntários, trabalhando em conjunto com preceptores em seis escolas parceiras, como o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (IEEAB), que atende diversos níveis de ensino. O trabalho foi desenvolvido na Educação Especial do IEEAB, com cinco alunos surdos de uma turma de segundo ano do ensino médio, que ocorreu durante o período de regência. Também foi realizada a visita ao museu de Ciências Naturais Carlos Ritter/UFPel, Pelotas-RS. Para uma visitação guiada por monitor e intérprete de LIBRAS, seguida da confecção de um desenho de uma ave escolhida pelo aluno, e como atividade extraclasse foi realizada uma pesquisa e também a produção de um pequeno vídeo explicando as curiosidades e particularidades sobre a ave pesquisada, a partir de um roteiro de pesquisa, seguido pela entrega do material produzido, os quais estão sendo utilizados para a confecção do guia visual de zoologia.