A horta no contexto escolar tem sido um instrumento significativo para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, possibilitando um trabalho prático e didático capaz de relacionar diferentes conteúdos, no entanto, quando se trata de propor práticas educativas no ensino é de suma importância considerar o aluno e suas percepções sobre um determinado conteúdo. Pensando nisso, este trabalho teve o objetivo de verificar a percepção de alunos do ensino fundamental sobre horta e sua importância no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino fundamental, localizada no município de Chapadinha-MA, durante o primeiro semestre de 2023, como parte do rol do planejamento de ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), através da aplicação de um questionário diagnóstico constituído de questões abertas, em uma turma do 7° ano. Participaram da pesquisa 21 alunos. Os resultados obtidos indicam que os alunos têm uma percepção sobre horta, apesar de ainda limitada, que dar base para um ponto de partida para a implantação de uma horta no ambiente escolar e sua utilização como um recurso que permite o desenvolvimento dessa percepção e a construção de novos conhecimentos. Diante disso, conclui-se que a horta pode ser um recurso didático relevante para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem, além de propiciar uma discussão dinâmica, atrativa e prática no ensino de Ciências.