Apresenta-se neste relato de caráter descritivo, uma experiência vivenciada através do Programa Residência Pedagógica, financiado pela (CAPES), com o subprojeto interdisciplinar no IFFar/SVS. O primeiro dia de regência no 6º ano do ensino fundamental na disciplina de Ciências, realizado na Escola-Campo: Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora das Vitórias, do município de Cacequi-RS. Acreditando no importante papel que a escola desenvolve na sociedade, compartilhamos uma das atividades implementadas pelos residentes, de um momento fundamental para conhecer os estudantes da turma e planejar as próximas aulas; buscando aliar a prática a teoria, a fim de construir um ambiente que valoriza o protagonismo e a autonomia do estudante, baseado no lema da escola “ensinar e acolher”, compomos a equipe visando uma perspectiva de ensino-aprendizagem como um processo dialógico. Com o objetivo de conhecer os alunos, criar relações de empatia e proximidade a partir do desenvolvimento da escuta e o respeito entre os participantes realizamos a dinâmica do barbante, está que proporcionou um espaço de discussões sobre questões sociais e socioemocionais e uma abertura para que ambos se sentissem acolhidos e a vontade neste ambiente, ressaltarmos a importância de ouvir o outro e como o processo de colaboração é importante para conseguirmos atingir objetivos coletivos. Como futuros professores acreditamos que o papel da escola na sociedade vai muito além do ensino-aprendizagem de conteúdo e conhecimento científico é a partir dela que as pessoas aprendem a socializar, constituindo sua formação cidadã e intelectual.