O seguinte relato expressa a experiência acadêmica do curso de pedagogia do Centro Universitário da Região da Campanha em Bagé (RS) no Programa Residência Pedagógica- RP fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tendo como objetivo relatar a importância e a contribuição do Programa para discentes do curso de Pedagogia e alunos das turmas de 2° e 3° ano da E.M.E.F Creusa Brito Giorgis em Bagé / RS. A escola está situada no ambiente periférico onde existem grandes desigualdades, reflexos da pandemia e déficits. Enquanto bolsistas procuramos encarar a realidade e levar para aquelas crianças propostas que fizessem a diferença e mostrar para elas que é possível ter uma alfabetização efetiva mesmo que os contextos não colaboram muito. Começamos o trabalho com a observação das turmas do 2° e 3° ano do ensino fundamental, tivemos dois dias de observação em cada turma e isso nos possibilitou identificar as dificuldades de cada aluno e assim procuramos ajudar na alfabetização de cada aluno. Fizemos nossa proposta no turno inverso, onde concentramos nosso planejamento em metodologia lúdica. Fomos criando vínculos até que pudéssemos aplicar o teste da psicogênese feito de forma lúdica trazendo uma história cheia de contextos e palavras que nos possibilitou fazer um ditado de palavras e de frases. Com o resultado dos testes podemos ver os níveis que cada aluno se encaixa na alfabetização, assim trazendo um trabalho voltado para cada grupo com suas respectivas dificuldades de aprendizagem.