O presente relato tem como objetivo refletir sobre as dificuldades e desafios vivenciados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir das experiências de observações, coparticipações e desenvolvimento de planos de intervenções realizadas nas turmas do 9°ano do Ensino Fundamental II e 3°ano do Ensino Médio em uma escola-campo da rede pública de ensino do estado da Bahia, localizada no município de Feira de Santana. O Programa é implantado e coordenado, pela Universidade Estadual de Feira de Santana e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo essas ações desenvolvidas pelo Subprojeto de Educação Física. Partimos da premissa da necessidade de avaliação dos processos de formação, os quais, dentre outros aspectos incluem a desvalorização da atividade docente e a qualidade das condições estruturais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. As reflexões realizadas evidenciam dificuldades encontradas em relação à infraestrutura do ambiente escolar, falta de materiais para as atividades pedagógicas e a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, além de outros imprevistos no campo da gestão educacional, os quais interferem na qualidade das intervenções pedagógicas desenvolvidas no âmbito do PIBID.