Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DE BOLSISTAS DO PROGRAMA PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA BAHIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104040
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1611
    "inscrito_id" => 7551
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DE BOLSISTAS DO PROGRAMA PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA BAHIA"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo refletir sobre as dificuldades e desafios vivenciados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir das experiências de observações, coparticipações e desenvolvimento de planos de intervenções realizadas nas turmas do 9°ano do Ensino Fundamental II e 3°ano do Ensino Médio em uma escola-campo da rede pública de ensino do estado da Bahia, localizada no município de Feira de Santana. O Programa é implantado e coordenado, pela Universidade Estadual de Feira de Santana e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo essas ações desenvolvidas pelo Subprojeto de Educação Física. Partimos da premissa da necessidade de avaliação dos processos de formação, os quais, dentre outros aspectos incluem a desvalorização da atividade docente e a qualidade das condições estruturais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. As reflexões realizadas evidenciam dificuldades encontradas em relação à infraestrutura do ambiente escolar, falta de materiais para as atividades pedagógicas e a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, além de outros imprevistos no campo da gestão educacional, os quais interferem na qualidade das intervenções pedagógicas desenvolvidas no âmbito do PIBID."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7551_TB1611_20112023202048.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIQUE SANTOS DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "CAIQUE"
    "autor_email" => "caiquefsa5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104040
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1611
    "inscrito_id" => 7551
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS DE BOLSISTAS DO PROGRAMA PIBID EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA BAHIA"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo refletir sobre as dificuldades e desafios vivenciados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir das experiências de observações, coparticipações e desenvolvimento de planos de intervenções realizadas nas turmas do 9°ano do Ensino Fundamental II e 3°ano do Ensino Médio em uma escola-campo da rede pública de ensino do estado da Bahia, localizada no município de Feira de Santana. O Programa é implantado e coordenado, pela Universidade Estadual de Feira de Santana e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo essas ações desenvolvidas pelo Subprojeto de Educação Física. Partimos da premissa da necessidade de avaliação dos processos de formação, os quais, dentre outros aspectos incluem a desvalorização da atividade docente e a qualidade das condições estruturais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. As reflexões realizadas evidenciam dificuldades encontradas em relação à infraestrutura do ambiente escolar, falta de materiais para as atividades pedagógicas e a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, além de outros imprevistos no campo da gestão educacional, os quais interferem na qualidade das intervenções pedagógicas desenvolvidas no âmbito do PIBID."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7551_TB1611_20112023202048.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAIQUE SANTOS DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "CAIQUE"
    "autor_email" => "caiquefsa5@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato tem como objetivo refletir sobre as dificuldades e desafios vivenciados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir das experiências de observações, coparticipações e desenvolvimento de planos de intervenções realizadas nas turmas do 9°ano do Ensino Fundamental II e 3°ano do Ensino Médio em uma escola-campo da rede pública de ensino do estado da Bahia, localizada no município de Feira de Santana. O Programa é implantado e coordenado, pela Universidade Estadual de Feira de Santana e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sendo essas ações desenvolvidas pelo Subprojeto de Educação Física. Partimos da premissa da necessidade de avaliação dos processos de formação, os quais, dentre outros aspectos incluem a desvalorização da atividade docente e a qualidade das condições estruturais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas. As reflexões realizadas evidenciam dificuldades encontradas em relação à infraestrutura do ambiente escolar, falta de materiais para as atividades pedagógicas e a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, além de outros imprevistos no campo da gestão educacional, os quais interferem na qualidade das intervenções pedagógicas desenvolvidas no âmbito do PIBID.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.