O presente relato aborda a articulação entre os saberes teóricos e práticos desenvolvidos pelos estudantes de graduação participantes do programa de iniciação à docência- PIBID, ofertado pela CAPES, com enfoque na abordagem interdisciplinar utilizada no planejamento das atividades aplicadas durante o projeto em uma escola pública da cidade de Bauru – SP e busca discutir as contribuições da abordagem para o ensino multidisciplinar utilizando as ciências das linguagens no ensino de História. O método utilizado parte de um estudo de caso de uma sequência didática proposta durante o primeiro semestre de 2023, cujo foco foi o estudo da obra Os sertões, de Euclides da Cunha e as intersecções entre o discurso histórico, literário e jornalístico, considerando as teorias dos discursos. Nosso objeto de estudo foram as produções textuais realizadas pelos estudantes, por meio de uma abordagem qualitativa e com objetivos descritivos. Por fim, consideramos que a análise conjunta de gêneros textuais e a análise discursiva aliados ao ensino de história conferiram maior profundidade à compreensão do contexto histórico-social e das ideologias inerentes ao período estudado.