Este trabalho objetiva caracterizar o Pibid no IF Baiano Campus Guanambi referente ao edital Pibid/Capes 23/2022. O subprojeto é desenvolvido em quatro escolas, no município de Guanambi Bahia, através de dois núcleos formados por estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química; supervisores e coordenadoras de área. A metodologia se configura como quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, a análise documental. Em ambos os núcleos as mulheres são maioria dentre as categorias de bolsas de iniciação à docência e supervisão. Como resultados parciais se destacam a observação e coparticipação em aulas dos componentes curriculares de Biologia e Química, bem como disciplinas correlatas, o desenvolvimento de habilidades de lecto-escrita, através da elaboração de planos de ensino, elaboração de resumos expandidos para submissão em eventos, leituras de referencias teóricos que alicerçam a Educação Básica, análise de documentos oficiais a exemplo do Projeto Político Pedagógico e diretrizes curriculares. Destacam-se ainda a participação em feiras, adaptação e elaboração de materiais didáticos, dentre outros que vem contribuindo para a formação inicial e continuada da equipe