Este trabalho tem como objetivo descrever a prática pedagógica denominada “Cineclube na Escola” e refletir sobre os desafios e possibilidades da utilização do cinema na escola, e da realização da prática cineclubista considerando o contexto do Ensino Fundamental: Anos Iniciais. A problemática que norteia o desenvolvimento das análises questiona em que medida o uso do cinema e mais especificamente a prática cineclubista pode contribuir nos processos de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental tendo em vista também a integração entre escola e comunidade. Os aportes teóricos consideram sobretudo as contribuições de Duarte (2002), Napolitano (2011), Ribeiro e Sgarbi (2011), Menezes (2017) e Lopes et al (2019). Os resultados deste trabalho apontam que a prática cineclubista criteriosamente planejado apresenta-se como uma estratégia metodológica que pode contribuir, entre outros aspectos no enriquecimento cultural, nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental: Anos Iniciais, além de se constituir como uma prática apropriada para promover uma maior integração entre escola e comunidade.