O Programa Residência Pedagógica configura-se como uma política pública afirmativa no que diz respeito à formação inicial de professores para a educação básica. Nesse sentido, este trabalho tem objetivo relatar as contribuições proporcionadas pelo Programa para a formação inicial dos licenciandos do 7º período do curso de Licenciatura Letras Português da Universidade Federal do Acre, campus Floresta. Para cumprir este propósito, elegeu-se a pesquisa de natureza qualitativa com base nos relatos colhidos de relatórios produzidos pelos residentes sobre as experiências adquiridas no contexto das escolas-campo. Como aporte teórico utilizou-se as contribuições de autores como Freire (1979;1996), Pimenta (2012) e Schmitt (2011), entre outros, que tratam da construção dos saberes necessários à prática docente, bem como da relação entre o conhecimento e a ação, a partir da articulação entre a teoria recebida na universidade e a prática construída no chão da escola. Com relação aos resultados, pode-se asseverar que a participação no Programa permite adentrar na realidade dos educadores e educandos, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem e conhecer mais de perto os desafios do ensino público de nossa região, além de possibilitar a compreensão de que o papel do professor perpassa a mediação dos conteúdos, na medida que envolve, entre outros aspectos, as diversas e as heterogêneas particularidades dos aprendizes e o respeito dessas particularidades. Desse modo, percebe-se que o Programa se caracteriza como uma política pública crucial para a formação inicial de professores da educação básica mais qualificados e preparados frente aos obstáculos e desafios que perpassam sua vida profissional.