O processo de formação docente é essencial para proporcionar aos professores conhecimentos teóricos aliados à sua experiência do dia a dia, para que possam superar as dificuldades e problemas profissionais, a fim de alcançarem as suas realizações profissionais e pessoais. Em 2018, a CAPES estabeleceu um novo programa para fomentar uma carência no processo de formação docente: o Programa Residência Pedagógica (PRP), no intuito de possibilitar aos licenciados um novo olhar para a formação docente. Levando em consideração essas questões, o presente estudo tem o objetivo geral de analisar as propostas de formação iniciais docentes desenvolvidas nas instituições formadoras de professores aprovadas pela CAPES, referentes ao Edital n.º 1/2020, do PRP, nos núcleos que compõem as licenciaturas em Matemática, nas cinco regiões do Brasil. Para esta pesquisa foi utilizada a metodologia comparada, que se constitui em uma árvore de categorias, parâmetros e indicadores. A justaposição e comparação foi desenvolvida em três eixos de análise: (1) Contexto Sociopolítico, Educacional e Econômico das regiões brasileiras; (2) PRP; e (3) Subprojetos dos Núcleos de Matemática. Essas análises evidenciaram que todas as cinco regiões do Brasil, apesar de distintas, têm suas semelhanças e algumas particularidades. Como resultado, verificamos que as IES, foco desta pesquisa, enquanto participantes do PRP, ao proporcionarem aos residentes dos núcleos que integram as licenciaturas em Matemática uma vivência real e participativa dentro da escola da Educação Básica, oportunizam o desenvolvimento da formação docente, por meio da imersão do licenciando nessas instituições.