Este artigo descreve uma pesquisa de campo que utilizou uma abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi conduzida por meio de um questionário online usando o Google Forms. Os participantes da pesquisa foram estudantes matriculados no curso de Educação Física Etapa Comum de uma universidade localizada no agreste pernambucano, que também faziam parte do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). O principal objetivo da pesquisa era investigar como a participação no PIBID influenciou a escolha profissional desses estudantes. Para fundamentar o estudo, foram considerados diversos referenciais teóricos relacionados à formação no curso de Licenciatura em Educação Física e no curso de Bacharel em Educação Física, bem como às habilidades e conhecimentos adquiridos por meio do PIBID. Os resultados da pesquisa, obtidos por meio do questionário, destacaram elementos positivos que apontam a importância do PIBID na decisão de carreira dos estudantes. Isso incluiu a influência da relação entre teoria e prática proporcionada pelas reuniões semanais com os orientadores e as experiências práticas dos estudantes em suas escolas de atuação. Além disso, o estudo também considerou a relevância da docência em Educação Física, o impacto do mercado de trabalho nas escolhas profissionais dos estudantes e as habilidades e conhecimentos adquiridos no programa, que se mostraram essenciais para a formação no curso de Educação Física.